Filtrar


Questões por página:
A orientação profissional, mais do que uma determinação, caracteriza-se como um norteamento do momento em que o indivíduo se encontra e relaciona-se com a escolha de uma profissão. Em relação às principais características da orientação profissional, analisar os itens abaixo:

I. Flexibilidade — considera as múltiplas inteligências do indivíduo no momento de sua escolha profissional e a questão da diversificação da produção, do desenvolvimento de novas tecnologias e da globalização de mercados.
II. Adaptação — considera os graus de interesse e de necessidade do mercado de trabalho, valorizando as situações do meio para propor aos indivíduos as atividades que sejam de interesse social.
III. Profissionalização — discute as questões relacionadas ao mundo da profissão, como sua estrutura, sua organização, seus mecanismos de sustentação, sua superação, suas dificuldades e seus desafios, bem como o campo das profissões face às novas tecnologias e ao mercado de trabalho.
IV. Continuidade — considera a abertura permanente da escolha profissional, entendendo que esta deve sofrer atualização e aperfeiçoamento contínuos, não só para a obtenção de novas competências, mas também para as adaptações que sejam necessárias diante do mercado de trabalho.

Estão CORRETOS:
A orientação, enquanto atividade relacionada à educação, trabalha com categorias pedagógicas no que diz respeito a suas finalidades e seus objetivos gerais. Portanto, há especificidades da orientação educacional que estão voltadas para o aluno em seu processo pedagógico. Assim, elegem-se aqui três campos com os quais a orientação trabalha e nos quais essas relações são evidenciadas. São eles:
Visualizar Questão Comentada
Gestos, posturas e expressões faciais não devem ser interpretados de maneira isolada, sem a devida leitura do contexto no qual as pessoas estão inseridas. Porém, alguns exemplos de linguagem corporal, interpretados sempre dentro do contexto comunicativo, levando-se em consideração toda uma conjunção de fatores, auxiliam para a efetiva comunicação. Dessa forma, considerando-se que o contexto comunicativo assim sugere, é um exemplo de linguagem corporal que corrobora aprovação, consideração, simpatia e admiração:
Visualizar Questão Comentada
O Educador Pedagógico é, primeiramente, um educador e como tal deve estar atento ao caráter pedagógico das relações de aprendizagem no interior da escola. Ele leva os professores a ressignificarem suas práticas, resgatando a autonomia docente sem, se desconsiderar a importância do trabalho coletivo. Agindo como um parceiro do professor, o Coordenador vai transformando a prática pedagógica. Essa práxis é composta das dimensões:

( ) Reflexiva ao auxiliar na compreensão dos processos de aprendizagem.

( ) Organizativa ao articular o trabalho dos diversos atores escolares.

( ) Conectiva por possibilitar inter-relações entre os professores, gestores, funcionários, pais e alunos.

( ) Interventiva quando modifica algumas práticas arraigadas que traduzem mais o ideal de escola.

( ) Avaliativa, ao estabelecer a necessidade de repensar o processo educativo em busca de melhorias.

Analise as afirmativas acima, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta sequencia correta de cima para baixo.
No documento as Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, percebe-se uma preocupação com uma construção coletiva na composição das relações educativo-pedagógico também com outras profissionais. E de forma mais direta com a supervisão, gestão ou equipe diretiva.
Tendo como base o referido documento, assinale a alternativa que corresponda corretamente a função da supervisão, gestão ou equipe diretiva nessa construção coletiva.