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Ao se tentar descrever e analisar o trabalho pedagógico, a primeira coisa que salta aos olhos é o fato de que ele é um tipo de atividade que se exerce na presença dos outros e em função desses outros, os alunos. Nesse sentido, é necessário desde logo reconhecer o fato de que o trabalho pedagógico é uma atividade individual e privativa do educador
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O coordenador pedagógico é um agente articulador e formador que transforma as instituições escolares e contribui fortemente para o êxito das entidades de ensino. É necessária uma formação específica e consistente para a eficiência desse profissional nas suas ações
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A partir dos conceitos presentes no texto acima, julgue o item.

A avaliação das ações de orientação educacional articula-se em eixos que se relacionam à ação de implantação, à ação institucional, à ação junto aos estudantes, aos professores e às famílias, assim como à ação em rede. O exercício de avaliação das ações, conectada ao contexto escolar, permite uma análise do processo de construção e oferta de tais ações, oportunizando, por consequência, a análise das demandas e dos desafios presentes no coletivo da escola.
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Uma prática dialógica e dialética que valorize a cooperação e o reconhecimento dos direitos humanos como fundamentos para uma formação integral dos sujeitos, que se efetiva por processos de mediação pedagógica, permite ao orientador educacional promover, no contexto da escola, uma convivência pautada em relações democráticas, participação crítica e ativa e respeito às diferenças. Estes são elementos que possibilitam o gerenciamento de conflitos, conduzindo ao acesso e à aquisição de novas aprendizagens, fundamentais para o estabelecimento de uma cultura de paz.
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A partir dos conceitos presentes no texto acima, julgue o item.

A pedagogia da cooperação se refere a um conjunto de conhecimentos e práticas que buscam a promoção de uma cultura de cooperação, a partir da criação de ambientes colaborativos e cooperativos, em que o senso de comunidade é estabelecido como base de tais práticas, como paradigma para articulação de um trabalho sistêmico e em rede dentro e fora da escola. A organização do trabalho pedagógico na orientação educacional, orientada por uma ação coletiva, permite articular os pressupostos teórico-práticos desta abordagem pedagógica.