Filtrar


Questões por página:
Sobre a equidade educacional, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A concepção de que todos são iguais, por desconsiderar as diferenças de origem, contribui para converter desigualdades sociais em desigualdades escolares.
( ) A oferta heterogênea, pensada para atender o grupo de alunos esperados, reforça a desvantagem inicial dos alunos que se distanciavam desse perfil.
( ) No Brasil, com a quase universalização do acesso ao ensino fundamental, a desigualdade nas condições de aprendizagem e no alcance dos resultados educacionais está sendo assumida como um problema de qualidade da escola/sistema.
( ) Na empreitada pela equidade, a relação escola-família ressurge como um fator-chave.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A secretaria escolar é importantíssima na dinâmica de uma escola. É através do correto lançamento e da efetivação dos chamados registros escolares que são verificados:
Segundo o Decreto nº 72.846/1973, NÃO é uma atribuição privativa do orientador educacional:
Numa entrevista com professores de 4º ano, a maioria dos docentes declarou que a expectativa que têm do ‘bom aluno’ é aquele aluno que é responsável, esforçado, que tem consciência e dá valor ao estudo, que respeita o professor e os colegas, em todos os sentidos. A partir da resposta, pode-se afirmar que:

Falas de alguns professores sobre suas turmas:


“Estou tendo problemas seríssimos de comportamento na minha turma. Estou assustada!”

“Tem os mais disciplinados e os atormentadores.”

“Ele não consegue se fixar numa atividade: faz barulho, fala alto, sai do lugar, mexe no lixo, enfim, fica tumultuando o tempo todo.”

“É lógico que a gente tenta controlar a disciplina! A gente coloca os limites: o que é certo, o que é errado, quando pode falar, quando pode se levantar...”


Para o psicólogo Júlio Groppa, a questão da indisciplina está sempre presente nas conversas entre professores e, muitas vezes, o trabalho docente se confunde, limitando-se: