Filtrar


Questões por página:
Conforme Luck (1991), o Orientador Educacional é comumente solicitado nas escolas para realizar múltiplas tarefas que não dizem respeito, diretamente, à Orientação Educacional. Tais situações revelam a falta de planejamento das suas ações na escola. Em relação ao planejamento do Orientador Educacional, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Dar a prática profissional um caráter sistemático e contínuo.
( ) Demonstrar a importância e relevância da Orientação Educacional para o desenvolvimento da prática pedagógica da escola como um todo.
( ) Mediante o esforço de planejar e da efetivação de suas propostas na prática, as distorções de suas ações não podem ser corrigidas ou eliminadas.
( ) As situações urgentes que requerem a rápida solução de problemas devem ser sempre priorizadas pela Orientação Educacional.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Grinspun (2001) aponta a atuação do Orientador Educacional em relação às dimensões filosóficas, sociais e pedagógicas da escola. Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao papel da orientação educacional.
Considerando as ações e características do trabalho do supervisor, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A ação supervisora inclui a articulação dos diversos setores da escola, tais como administração escolar e orientação educacional.
( ) O supervisor pode ser visto como um técnico encarregado da eficiência do trabalho, uma espécie de controlador de produção do trabalho do professor.
( ) Para otimizar sua ação no ambiente escolar, o supervisor deve escolher uma trilha específica para nortear sua atuação específica na escola.

( ) A questão do currículo constitui um dos objetos de trabalho da supervisão.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com Castro e Regattieri, s. d., quando falamos em interação pensamos em atores distintos que tem algum grau de reciprocidade e abertura para o diálogo. Considerando-se que o ensino é uma atribuição prioritária da escola, observa-se que esta divide sua responsabilidade com as famílias, quando prescreve tarefas para casa e espera que os pais as acompanhem. Em um contexto de pais pouco escolarizados, com jornadas de trabalho extensas, essa divisão pode se mostrar ineficaz. Por isso, a escola deve identificar as condições de cada família, para então, negociar a melhor forma de ação conjunta, sem exigir das famílias o que elas não têm para dar. Tratando de questão correlata a essa, Aguiar [et. al.], 2006, apontam que crianças e jovens, habituados com a vida livre das ruas, sem regras e limites têm dificuldades de adaptação à “estrutura tradicional” da escola. Fazer da escola um ambiente atrativo que mobilize a atenção desses estudantes não é tarefa fácil. Declaram, então, que debater esses problemas, tomar decisões, desenvolver e avaliar as ações pedagógicas e administrativas ________________ parecem ser formas bem sucedidas de lidar com as inúmeras questões sociais e pedagógicas que emergem no cotidiano da escola.
Assinale a alternativa cujos termos preenchem, corretamente, a lacuna em questão, de acordo com Aguiar (2006).

“Etimologicamente, supervisão significa ‘visão sobre’, e da sua origem traz o viés da administração, que a faz ser entendida como gerência para controlar o executado. Dessa forma, quando transposta para a educação, passou a ser exercida como função de controle no processo educacional.” (FERREIRA,2008, pág.238).


Porém, outra perspectiva de supervisão vem tomando vulto. Celso Vasconcellos afirma que “Ser supervisor não é fiscal de professor, não é dedo-duro [...] não é pombo-correio [...] não é coringa/tarefeiro/quebra-galho/salva-vidas[...] não é tapa buraco, não é burocrata[...] não é de gabinete, não é dicário [...] não é generalista que entende quase nada de quase tudo.” (VASCONCELLOS,2006, p.86.).


Nessa perspectiva, o trabalho do supervisor sofre uma ressignificação, cujo princípio norteador deve ser: