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Considerando o Manual de Redação da Presidência da República, julgue o próximo item.


O email, como gênero textual, não é considerado um documento oficial.

Questão DESATUALIZADA

Segundo as Normas estabelecidas no Manual de Redação da Presidência da República no que tange à comunicação denominada Correio Eletrônico, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

 

I. O correio eletrônico (“e-mail”), por seu baixo custo e rapidez, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.

II. Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, a aplicação das normas referentes à comunicação oficial não é mandatória.

III. Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, preferencialmente, o formato Rich Text.

IV. Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura. Caso não seja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento.

V. Todo correio eletrônico emitido por órgão público tem valor documental, independentemente da existência de certificação digital. É de responsabilidade do servidor municipal, estadual e federal enviar mensagens oficiais apenas de interesse público.

 

Estão corretas as afirmativas:

Em relação à finalidade dos expedientes oficiais, assinale a alternativa correta.

Em relação ao Manual de Redação da Presidência da República, avalie os itens a seguir:

I. O campo "assunto" do formulário de mensagem de correio eletrônico deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente.
II. Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceita como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.
III. Se necessário o arquivamento de fax, pode-se fazê-lo com o próprio papel de fax, não sendo necessário fazer cópia dele.

Assinale:

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, analise os itens a seguir:

I. Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.
II. Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, obrigatoriamente, o formato Rich Text. A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo.
III. Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura. Caso não seja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento.

Assinale: