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Leia a matéria jornalística disponibilizada por IG São Paulo a seguir:
Comportamento, estética e mais: novelas mantêm tradição de influenciar sociedade
As novelas seguem investindo em temas sociais nos roteiros e não há como negar a grande influência que as produções exercem na vida das pessoas
As produções de novelas estão cada vez mais envolvidas em temas alternativos, causando um grande envolvimento do público, que muitas vezes se deixa levar pelo que vê. A televisão veio para informar, educar e divertir, mas ao longo do tempo foi mexendo mais emocionalmente com as pessoas. Assim sendo, quando os telespectadores se identificam com algum personagem, acabam tentando adotar os estilos parecidos em sua vida, sem se dar conta, que muitas vezes, tudo não passa de uma ficção interpretada por um ator. No entanto, não há como negar a grande influência que as novelas exercem no tecido social, seja na maneira de se vestir, no jeito de abordar um assunto e até mesmo na forma de pensar.
(IG São Paulo,11/03/2018, Disponível em:<https://gente.ig.com.br/tvenovela/2018-03-11/novelas-influenciam-a-sociedade.html> . Acesso em: 27 dez.2020).
A reportagem traz à tona a noção de cultura de massa que ganhou fama na década de 1960 entre os cientistas sociais.
A análise de Cuche sobre essa noção
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A partir das ideias abordadas no texto acima, julgue o item.

Simmel aproximou-se de Weber no seu tratamento do fenômeno religioso, apropriando-se do tipo ideal weberiano e tecendo análises históricas e comparativas.
Um exemplo contemporâneo de sucesso na Indústria Cultural é o K-pop coreano, amplamente disseminado pela música. Assinale a alternativa correta sobre questões relativas a essa indústria:
Pierre Bourdieu procura compreender o papel da escola enquanto reprodutora das desigualdades sociais. Assinale a alternativa que apresenta a melhor correlação do pensamento de Bourdieu com este assunto.
“No diálogo promovido pela Sociologia, tanto em relação à Arte, quanto em relação à Ciência, podemos encontrar abordagens de natureza sociológica, quer numa Sociologia da Arte que discute as condições sociais da produção artística, na triangulação autorobra-público, quer numa Sociologia do Conhecimento que discute as condições sociais do desenvolvimento científico”.
Adaptado de Currículo da cidade: Ensino Médio: Área de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais aplicadas. – São Paulo: SME / COPED,2021, p.173.
A partir do trecho, analise as afirmativas a seguir a respeito das potencialidades de um ensino de Sociologia que reflita sobre as linguagens artísticas e científicas.
I. O docente de sociologia pode se valer do ensaio de Ernst Fischer sobre “A necessidade da Arte”, para qualificar o que é uma obra de arte e reafirmar sua essência estética. II. O professor de sociologia pode partir da reflexão de Thomas Kuhn sobre “A Estrutura das Revoluções Científicas”, para propor uma visão de desenvolvimento não-cumulativa, na qual os paradigmas de ciência e de arte são historicizados. III. O docente de sociologia pode utilizar os estudos de Antônio Candido sobre “Literatura e Sociedade”, para perceber as relações dialéticas entre a arte e o meio social.
Está correto o que se afirma em