Filtrar


Questões por página:

Leia a tirinha a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Segundo PADDEN (1989:5), “Membros de uma Cultura Surda se comportam como as pessoas Surdas, usam a língua das pessoas Surdas e compartilham das crenças das pessoas Surdas entre si e com outras pessoas que não são Surdas.” Considerando que as pessoas surdas se identificam com seus pares, a construção de sua identidade está ligada a fatores como contexto familiar e contato com comunidades surdas, entre outros.

Assinale a opção que descreve a identidade surda de transição.

Alguns estudiosos “fizeram críticas contundentes ao modelo clínico, afirmando que ele qualificou, erroneamente, os surdos como dotados de pensamento concreto, imaturidade e baixa elaboração conceitual, decorrentes de limitação inata para a linguagem oral.”
Em relação às especificidades da Educação de Surdos, assinale a opção que demonstra o contrário do que alguns estudiosos têm demonstrado.
Leia o fragmento a seguir.
Surgiu em função de reunir sujeitos surdos que participam e compartilham de interesses comuns, como seus costumes, suas histórias e tradições no objetivo de incentivar os movimentos em prol da causa de surdos por todo o Brasil.
Assinale a opção que indica a comunidade surda descrita.
A LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão, graças à Lei nº 10.436/02.
Segundo essa Lei, assinale a opção que melhor define a LIBRAS.
Sobre a necessidade de situar a educação de surdos em uma abordagem bilíngue, analise as afirmativas a seguir.
I. O bilinguismo envolve uma concepção de desenvolvimento, de linguagem e de cultura surda. II. Já que os surdos habitam um espaço majoritariamente ouvinte há necessidade de efetiva inserção bicultural. III. O papel do intérprete no planejamento, no currículo e na avaliação do processo de inclusão educacional, é fundamental.
Está correto o que se afirma em