Filtrar
95 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 19
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Santa Teresa - ES
Disciplina:
Pedagogia
A interdisciplinaridade e a transversalidade são conceitos centrais no trabalho escolar brasileiro, cada um com suas características e finalidades distintas. Sobre esses conceitos, analise as afirmativas a seguir.
I.A transversalidade refere-se à integração entre diferentes disciplinas, promovendo a construção de conhecimento a partir de conceitos comuns.
II.A transversalidade se limita ao ensino de valores morais e cívicos, não abordando questões relacionadas a conteúdos disciplinares.
III.A transversalidade é uma abordagem que atravessa os conteúdos disciplinares, integrando temas sociais relevantes às práticas escolares.
Está correto o que se afirma em:
I.A transversalidade refere-se à integração entre diferentes disciplinas, promovendo a construção de conhecimento a partir de conceitos comuns.
II.A transversalidade se limita ao ensino de valores morais e cívicos, não abordando questões relacionadas a conteúdos disciplinares.
III.A transversalidade é uma abordagem que atravessa os conteúdos disciplinares, integrando temas sociais relevantes às práticas escolares.
Está correto o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Florianópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
A transversalidade e a interdisciplinaridade são abordagens pedagógicas que contribuem para a formação integral dos alunos na educação básica, promovendo uma visão mais ampla e conectada da realidade.
Correlacione as colunas, ligando cada item da coluna A com sua descrição ou objetivo correspondente na coluna B:
Coluna A:
1. Transversalidade; 2. Interdisciplinaridade; 3. Formação Cidadã; 4. Competências socioemocionais.
Coluna B:
( ) Estimula o pensamento crítico e o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, favorecendo uma compreensão mais ampla e holística;
( ) Promove uma educação voltada para a vivência dos valores democráticos, o respeito às diferenças e a participação ativa na sociedade;
( ) Aborda temas como ética, cidadania, e sustentabilidade em diversas disciplinas, integrando-os ao cotidiano dos alunos;
( )Fortalece o desenvolvimento de habilidades como empatia, cooperação, e resiliência, essenciais para a convivência e para a resolução de conflitos.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
Correlacione as colunas, ligando cada item da coluna A com sua descrição ou objetivo correspondente na coluna B:
Coluna A:
1. Transversalidade; 2. Interdisciplinaridade; 3. Formação Cidadã; 4. Competências socioemocionais.
Coluna B:
( ) Estimula o pensamento crítico e o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, favorecendo uma compreensão mais ampla e holística;
( ) Promove uma educação voltada para a vivência dos valores democráticos, o respeito às diferenças e a participação ativa na sociedade;
( ) Aborda temas como ética, cidadania, e sustentabilidade em diversas disciplinas, integrando-os ao cotidiano dos alunos;
( )Fortalece o desenvolvimento de habilidades como empatia, cooperação, e resiliência, essenciais para a convivência e para a resolução de conflitos.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
Concurso:
Prefeitura de Florianópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
É o conceito que propõe a integração de temas e práticas de forma que perpassam e conectam diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma visão mais ampla e holística do aprendizado. Ao abordar questões como ética, cidadania, meio ambiente, diversidade cultural e saúde, permite que esses temas sejam trabalhados de maneira contínua e interligada em diversas disciplinas, favorecendo uma compreensão contextualizada e aplicável à realidade dos alunos.
Concurso:
Prefeitura de Canoas - RS
Disciplina:
Pedagogia
O currículo é a concretização, a viabilização das intenções e das orientações expressas no projetopedagógico. Em relação às diferentes manifestações do currículo, analisar a sentença abaixo:
Currículo real é aquele estabelecido pelos sistemas de ensino, expressos em diretrizes curriculares, nos objetivos e nos conteúdos das áreas ou das disciplinas de estudo (1ª parte). Currículo formal é aquele que de fato acontece na sala de aula, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino (2ª parte). Currículo oculto refere-se às ideias e às práticas dos professores, à percepção e ao uso que eles fazem do currículo formal, como o que fica na percepção dos alunos, internalizado o que realmente é apreendido e compreendido (3ª parte).
A sentença está:
Currículo real é aquele estabelecido pelos sistemas de ensino, expressos em diretrizes curriculares, nos objetivos e nos conteúdos das áreas ou das disciplinas de estudo (1ª parte). Currículo formal é aquele que de fato acontece na sala de aula, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino (2ª parte). Currículo oculto refere-se às ideias e às práticas dos professores, à percepção e ao uso que eles fazem do currículo formal, como o que fica na percepção dos alunos, internalizado o que realmente é apreendido e compreendido (3ª parte).
A sentença está:
A concepção de organização curricular expressa formas de concretização das intenções pedagógicas. Com base nesta temática é FALSO afirmar: