Filtrar


Questões por página:

“O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai construir, precisamente, o currículo. (...) Afinal, um currículo busca precisamente modificar as pessoas que vão ‘seguir’ aquele currículo.”


Em relação ao currículo e a organização curricular, considerando o fragmento acima, assinale a afirmativa correta.

Na Escola Andorinha os professores do Ensino Fundamental estão reunidos nos seguintes grupos para o planejamento curricular do novo ano letivo:


1- Professores de Língua Portuguesa, de Língua Inglesa, de Educação Física e de Artes.

2 - Professores de Matemática.

3 - Professores de Ciências da Natureza.

4 - Professores de Geografia e de História.

5 - Professores de Ensino Religioso.


Sobre essa proposta, é correto afirmar que ela

Considerando que o público das classes de EJA é de pessoas entre 20 e 75 anos de idade, fica evidente que o termo "folhinha" usado pela professora deve causar estranhamento ao grupo. Além disso, o uso do diminutivo relembra permanentemente ao aluno da EJA que o lugar que ele ocupa naquela classe configura uma distorção. A organização dos conteúdos a serem trabalhados e os modos de abordagem seguem as propostas desenvolvidas para as crianças do ensino regular, e a linguagem utilizada pelo professorado infantiliza pessoas que, se não puderam ir à escola, tiveram e têm uma vida rica em aprendizagens que mereceriam maior atenção.

(Adaptado de: OLIVEIRA, I. B. "Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA". Educar, n.289, pp.83-100. Curitiba, 2007)


De acordo com a situação problematizada no texto,

Alceu, preparando-se para a prova do concurso ao cargo de Supervisor de Ensino estadual paulista, recorreu à “Proposta Curricular do Estado de São Paulo – SE SP” (2012) para estudar o tema “métodos, técnicas e instrumentos de acompanhamento do trabalho pedagógico na escola”. De acordo com essa proposta, um currículo que promove competências tem o compromisso de articular as disciplinas e as atividades escolares com aquilo que se espera que os alunos aprendam ao longo dos anos”. Essas competências caracterizam modos de ser, raciocinar e interagir que podem ser depreendidos das ações e tomadas de decisão, em contextos de problemas, tarefas ou atividades. Graças a elas, pode-se
São quatro os fundamentos didáticos que devem ser utilizados como princípios da prática docente voltada para a aprendizagem: ambientação, interação, contextualização, produção e registro. A ambientação é caracterizada como