Questões de Concurso
Filtrar
72 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 15
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Bebedouro - SP
Disciplina:
Educação Física
Em uma aula de dança, o professor demonstra grande preocupação com a padronização dos movimentos. Ele corrige constantemente a postura dos alunos, buscando a precisão técnica e a uniformidade dos gestos, utilizando comandos como "costas retas", "joelhos esticados" e "braços alinhados". O professor valoriza a repetição exaustiva dos passos e a busca pela perfeição formal, com pouca ênfase na expressão individual e na criatividade dos alunos. Considerando a perspectiva de Richter e Nascimento (2020) sobre as tecnologias de poder e o contexto apresentado, qual alternativa melhor descreve a tecnologia de poder foucaultiana manifestada na prática pedagógica desse professor?
Concurso:
Prefeitura de Bebedouro - SP
Disciplina:
Educação Física
"Brincadeiras, danças e cantigas de roda, conforme Wiggers (2005) fazem parte daquilo que se convencionou chamar de cultura corporal infantil. Como construção cultural de um determinado grupo, como fator distintivo das suas gentes, é possível afirmar que essas práticas corporais constituem-se, antes de qualquer coisa, em um fator de":
[NEIRA, M. G. Valorização das identidades: A cultura corporal popular como currículo multicultural da Educação Física − Motriz, Rio Claro, v.13, n.3 p.174?180 jul./set.2007. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/viewFile/820/885].
[NEIRA, M. G. Valorização das identidades: A cultura corporal popular como currículo multicultural da Educação Física − Motriz, Rio Claro, v.13, n.3 p.174?180 jul./set.2007. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/viewFile/820/885].
Concurso:
Prefeitura de Serra - ES
Disciplina:
Educação Física
A manifestação rítmica Zouk é muito popular em algumas regiões do Brasil. O Zouk Brasileiro sofreu grande influência de outro ritmo bastante popular em território nacional, qual seria esse ritmo?
Concurso:
Prefeitura de Serra - ES
Disciplina:
Educação Física
A unidade temática Dança explora o conjunto das práticas corporais caracterizadas por:
Disciplina:
Educação Física
É consenso no ensino da Educação Física que as práticas da cultura corporal (danças, esportes, lutas, ginásticas etc.) e seus artefatos são consideradas textos da cultura, pois produzem e comunicam significados. Para uma melhor leitura e interpretação desses textos, é possível recorrer à leitura dos códigos de comunicação biológicos, sociais, cinéticos e culturais. Mediante essa ferramenta e tomando o samba e seus elementos enquanto prática imaterial da cultura brasileira, considere as afirmações abaixo referentes aos códigos de comunicação presentes em um desfile de escola de samba.
I. Os passos e a coreografia do mestre-sala e da porta-bandeira são códigos cinéticos, pois referem-se aos movimentos corporais executados por ambos e modelados pela cultura do samba. II. A ação de gingar ou requebrar (balançar o corpo de uma determinada forma conforme um ritmo) é um código biomecânico, pois indica aspectos históricos da cultura do samba. III. Os elementos de um desfile como passistas, rainhas, madrinhas, bateria, abre-alas, destaques entre outros são códigos sociais, pois se referem à organização pragmática de uma escola de samba. IV. O tema do samba-enredo, que guia toda a produção do desfile da escola, é um código cultural, pois manifesta diversos aspectos (políticos, econômicos, religiosos, identitários etc.) que regulam e produzem os modos de ser dos representantes da comunidade na qual a escola se insere. V. O cansaço, o suor, a fadiga, a sede, as câimbras, a resistência dos membros de um desfile são códigos biológicos, pois indicam a condição corporal dos representantes da escola.
Está correto o que consta APENAS de
I. Os passos e a coreografia do mestre-sala e da porta-bandeira são códigos cinéticos, pois referem-se aos movimentos corporais executados por ambos e modelados pela cultura do samba. II. A ação de gingar ou requebrar (balançar o corpo de uma determinada forma conforme um ritmo) é um código biomecânico, pois indica aspectos históricos da cultura do samba. III. Os elementos de um desfile como passistas, rainhas, madrinhas, bateria, abre-alas, destaques entre outros são códigos sociais, pois se referem à organização pragmática de uma escola de samba. IV. O tema do samba-enredo, que guia toda a produção do desfile da escola, é um código cultural, pois manifesta diversos aspectos (políticos, econômicos, religiosos, identitários etc.) que regulam e produzem os modos de ser dos representantes da comunidade na qual a escola se insere. V. O cansaço, o suor, a fadiga, a sede, as câimbras, a resistência dos membros de um desfile são códigos biológicos, pois indicam a condição corporal dos representantes da escola.
Está correto o que consta APENAS de