Questões de Concurso
Filtrar
73 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 15
Questões por página:
I. Os passos e a coreografia do mestre-sala e da porta-bandeira são códigos cinéticos, pois referem-se aos movimentos corporais executados por ambos e modelados pela cultura do samba. II. A ação de gingar ou requebrar (balançar o corpo de uma determinada forma conforme um ritmo) é um código biomecânico, pois indica aspectos históricos da cultura do samba. III. Os elementos de um desfile como passistas, rainhas, madrinhas, bateria, abre-alas, destaques entre outros são códigos sociais, pois se referem à organização pragmática de uma escola de samba. IV. O tema do samba-enredo, que guia toda a produção do desfile da escola, é um código cultural, pois manifesta diversos aspectos (políticos, econômicos, religiosos, identitários etc.) que regulam e produzem os modos de ser dos representantes da comunidade na qual a escola se insere. V. O cansaço, o suor, a fadiga, a sede, as câimbras, a resistência dos membros de um desfile são códigos biológicos, pois indicam a condição corporal dos representantes da escola.
Está correto o que consta APENAS de
Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
Para que um movimento com ritmo se realize, outros dois elementos são imprescindíveis: __________ e __________. O conjunto desses elementos na dança e o total envolvimento subjetivo dos dançarinos em um movimentar-se natural e espontâneo fazem com que a dança se torne um fenômeno de expressão e vivência.
Julgue o próximo item, acerca da especificação do objeto de conhecimento “danças do contexto comunitário e regional”, consoante o disposto na BNCC e no Currículo de Sergipe para o componente curricular educação física.
Cacumbi, reisado, samba de coco, quadrilha junina, parafuso e samba de coco são exemplos de danças folclóricas do contexto comunitário e regional do estado de Sergipe.
Julgue o próximo item, acerca da especificação do objeto de conhecimento “danças do contexto comunitário e regional”, consoante o disposto na BNCC e no Currículo de Sergipe para o componente curricular educação física.
São elementos constitutivos das danças o ritmo, o espaço e o gesto.