Questões de Concurso
Filtrar
248 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 50
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Câmara de Boa Esperança - ES
Disciplina:
Arquivologia
Dentre as fases da gestão do documento, destaca-se a fase que está ligada ao uso e à tramitação de documentos mencionados no conceito de gestão de documentos da Lei no 8.159/91. Inclui as atividades de protocolo, de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária. Além disso, inclui a elaboração de normas de acesso à documentação, como, por exemplo, empréstimo, consulta e a recuperação de informações essenciais ao desenvolvimento das funções administrativas das instituições. Esta fase é conhecida como:
Concurso:
CREF - BA
Disciplina:
Arquivologia
A Lei n.º 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados, no Art.1.º, diz que é dever do Poder Público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação.
Com base nesse texto, entende-se por gestão documental
Com base nesse texto, entende-se por gestão documental
O gerenciamento da informação é um processo basilar para a eficácia organizacional, englobando atividades como coleta, organização, armazenamento e disseminação de dados e conhecimento. Esses processos têm não apenas objetivos práticos, mas também estratégicos, especialmente em um ambiente dinâmico e orientado por dados. Assinale a alternativa que apresenta a importância do gerenciamento da informação para a eficácia organizacional.
Os arquivos são fundamentais para a administração de documentos, pois garantem a preservação e o acesso à informação ao longo do tempo. Assinale a alternativa que apresenta qual é a principal função dos arquivos na gestão documental.
Concurso:
BNDES
Disciplina:
Arquivologia
O Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) estabeleceu diretrizes para a implementação de repositórios digitais confiáveis para a transferência e recolhimento de documentos arquivísticos digitais para instituições arquivísticas dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos (Sinar). Dentre as definições estabelecidas, há uma que se refere à credibilidade de um documento arquivístico, enquanto afirmação de um fato, e existe quando um documento arquivístico pode sustentar o fato ao qual se refere, e é estabelecida pelo exame da completeza, da forma do documento e do grau de controle exercido no seu processo de criação.
Essa é a definição de