Filtrar


Questões por página:
Importante destacar que a escola é um ambiente de diferentes aprendizagens sistemáticas: os valores, as atitudes, os símbolos e as concepções são traços tão importantes quanto o desenvolvimento de conhecimentos e de habilidades cognitivas. Assim a influência dos movimentos sociais na historiografia e os balanços historiográficos que associam as lutas antirracistas e do movimento negro no mundo atlântico com a história da historiografia da escravidão, o movimento socialista com a história social do trabalho ou, ainda, a influência do feminismo no surgimento do campo da história das mulheres e, depois, do gênero de uma maneira mais geral. Tendo no dicionário o conceito de Feminismo como sendo Movimento que combate a desigualdade de direitos entre mulheres e homens. [Por Extensão] Ideologia que defende a igualdade, em todos os aspectos (social, político, econômico), entre homens e mulheres. Sobre os movimentos sociais, o feminismo, a escola e os saberes históricos, analise as alternativas abaixo e assinale a incorreta:
A Nova Ordem Mundial tem sido alvo de intensos debates acadêmicos e políticos, especialmente diante do papel das potências globais na definição dos rumos da economia internacional. Desde o colapso do sistema de Bretton Woods e a hegemonia do neoliberalismo financeiro, alternativas ao modelo ocidental de globalização têm sido propostas, como a iniciativa ‘Cinturão’ e ‘Rota’ da China. Diante desse cenário, marque o item correto.

Imagem associada para resolução da questão


O conhecimento humano é uma das principais ferramentas que o homem utiliza para a obtenção de meios para sua sobrevivência e interação com o seus semelhantes. Tendo em vista a gravura e a importância do conhecimento humano na construção da história e da historiografia, assinale a afirmativa correta.

“O massacre de Eldorado dos Carajás completa 20 anos. Em 1996, 19 sem-terra foram mortos pela polícia militar do Pará e muitos outros foram mutilados. E até hojeo Pará é palco da maior parte dos conflitos de terra do Brasil.”
(Disponível em: http://www.mst.org.br/2015/04/17/carajas
-19-anos-de-impunidade.html.)

A crise de terras é uma constante na história do Brasil. Sobre a Reforma Agrária em nosso país, é correto afirmar que:
Para Pierre Lévy, a cibercultura será capaz de criar uma inteligência coletiva:
[...] uma inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta de uma mobilização efetiva das competências, tendo como objetivo o reconhecimento e o enriquecimento mútuos das pessoas, e não o culto de comunidades fetichizadas ou hipostasiadas.
Fonte: LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço.3. ed. São Paulo: Loyola,2000, p.26
David Lyon, por sua vez, afirma que:
Geralmente, vemos a vigilância como uma espécie de alienígena que invade nossas vidas. Na verdade, ela hoje é parte de nós. Sequer percebemos as câmeras ao nosso redor, e achamos que elas têm a capacidade de nos proteger, o que é falso. Ninguém vai dizer: “Eu quero ser vigiado.” Mas nossas atividades criam as informações que empresas e agências querem. Muitas pessoas ainda acham que vigilância é grampear o telefone. Não é o conteúdo que interessa, mas os metadados. Quem são seus amigos, para quem liga, quanto tempo fica no telefone, para onde viaja (...).
Fonte: O Globo. David Lyon, sociólogo: ‘A vigilância hoje é parte de nós’. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/conte-algo-que-naosei/david-lyon-sociologo-vigilancia-hoje-parte-de-nos-16143232. (Último acesso dia 18/10/2024 às 17 horas)

Compare as duas visões sobre a cibercultura e assinale a alternativa que indica corretamente a visão de cada um dos filósofos.