Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A dengue tem como agente etiológico o mosquito do gênero Aedes, e a espécie Aedes aegypti é a mais importante no processo de transmissão da doença.
mostrar texto associado

No atendimento de um paciente com suspeita de dengue, deve ser investigada a data do início dos sintomas, a ocorrência de febre alta e a existência de, no mínimo, dois dos seguintes sintomas: cefaleia, anorexia, dor retro-orbitária, mialgia e artralgia, exantema e diarreia associada à epidemiologia compatível.

mostrar texto associado
Entre os sintomas da dengue clássica, considerada a forma mais severa da doença, incluem-se sangramento e choque, que podem resultar em morte.
No que diz respeito à vigilância em saúde, julgue o item subsequente.

As manifestações da dengue clássica incluem: febre geralmente alta (39 °C a 40 °C) associada à cefaleia; prostração; mialgia; artralgia; dor retroorbitária; e exantema maculopapular acompanhado ou não de prurido.
No que diz respeito à vigilância em saúde, julgue o item subsequente.

O período de transmissibilidade da dengue compreende um ciclo intrínseco, que ocorre no ser humano, e um ciclo extrínseco, que ocorre no vetor (Aedes aegypti). A transmissão do vírus do ser humano para o mosquito, período chamado de virulência, ocorre enquanto houver presença de vírus no sangue do ser humano.