Filtrar


Questões por página:

Um homem de quarenta anos de idade, gari, residente em área rural de um município do estado do Rio de Janeiro, chegou a uma unidade básica de saúde com histórico de febre alta (39 °C a 40 °C) ocorrida na semana anterior, cefaleia, dor retro-orbital, mialgia, artralgia e prostração. Informou que a febre cessara, porém queixou-se de vômitos frequentes havia dois dias, acompanhados de dor abdominal intensa e contínua. No momento da consulta, não apresentou febre e sua pressão arterial mediu 120 mmHg × 80 mmHg. O médico informou ao enfermeiro que o quadro indicava dengue do grupo C.

Nessa situação, o profissional de enfermagem que atende esse paciente, conforme o protocolo estabelecido, deve

Na dengue, as características clínicas variam de acordo com a forma de apresentação. A forma de apresentação da dengue que apresenta correspondência com as características clínicas estão descritas em:


O clima quente e a umidade em áreas urbanas favorece criadouros para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o vetor de doenças tropicais como
Ao prestar atendimento a um paciente com suspeita de dengue, o enfermeiro deve estar atento aos sinais de alarme que anunciam a perda plasmática e a iminência de choque, que são, dentre outros,
mostrar texto associado
O componente de ações de saneamento ambiental tem como um dos objetivos fomentar ações para um efetivo controle do Aedes aegypti, buscando garantir fornecimento contínuo de água, coleta e destinação adequada dos resíduos sólidos e correta armazenagem de água no domicílio.