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A departamentalização frequentemente utilizada nos níveis mais baixos da estrutura organizacional das áreas produtivas ou de operações das empresas industriais, em que a diferenciação e o agrupamento são feitos por meio do arranjo dos equipamentos, utilizada especialmente quando a tecnologia e os produtos são duradouros, como no caso da indústria automobilística, caracteriza a estruturação organizacional do tipo:
A departamentalização tem o objetivo de facilitar a coordenação de uma empresa, integralizando pessoas, tarefas e suas atividades. Um dos principais tipos de departamentalização é aquele no qual o agrupamento é feito visando à semelhança de tarefas, habilidades e recursos para a cada função específica. Tal tipo de departamentalização denomina-se:
O tipo de departamentalização utilizado geralmente por empresas industriais de grande porte, que tem como uma de suas vantagens o fato de obter uma maior eficiência em suas operações e menores desperdícios em função de seu foco na racionalização das diferentes etapas de execução do trabalho, e como uma de suas desvantagens apresentar menor flexibilidade e menor capacidade de adaptação frente às mudanças tecnológicas e ambientais, é a departamentalização do tipo:

Com relação às características básicas das organizações formais modernas, a processo organizacional e à organização administrativa, julgue o próximo item.

A departamentalização por cliente é especialmente indicada quando a organização atende a diferentes tipos de clientes.

A departamentalização por cliente é o “critério de agrupamento de tarefas, atividades e recursos pelo tipo de cliente ou segmento de mercado que a organização busca servir” (Sobral e Peci,2013, p.262). Considere as seguintes afirmativas sobre a departamentalização por cliente:

I. induz à redundância de funções;

II. reduz a eficiência da organização como um todo, quando comparada à estrutura funcional;

III. é indicada quando a organização atende a clientes com necessidades muito distintas;

IV. pode tornar secundários aspectos como lucratividade ou produtividade, em função da priorização da satisfação do cliente.


Estão corretas: