Filtrar


Questões por página:
Ao ingressar em uma universidade, os alunos precisam realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão para integralização do curso. No entanto, a universidade redesenhou esse processo visando à otimização dos recursos e satisfação dos alunos. Na atual estrutura, os alunos passam pelo "Centro de Suporte Acadêmico", departamento responsável por agregar todas as etapas acadêmicas durante sua permanência no curso, tais como: oferta de disciplinas, matrícula institucional e registro de atividades complementares. Considerando a situação-problema descrita, qual o tipo de departamentalização adotada pela universidade?
Analise as afirmativas a seguir em relação aos modelos organizacionais.
I. O modelo de estrutura simples é caracterizado por baixo grau de departamentalização e pouca formalização. II. A burocracia apresenta centralização da autoridade e pequena amplitude de controle. III. A estrutura matricial combina duas formas de departamentalização e tem cadeia única de comando.
Assinale a alternativa CORRETA.


Departamentalização é o agrupamento de atividades e correspondentes recursos humanos, financeiros, técnicos, materiais e equipamentos em unidades organizacionais, de acordo com critérios de homogeneidade especificados. O organograma, por sua vez, é a representação gráfica da estrutura organizacional. Diante disso, observe a figura a seguir.

Imagem associada para resolução da questão


O tipo de departamentalização apresentada no organograma acima é a

mostrar texto associado
Os termos centralização e descentralização são empregados em diferentes sentidos, sendo independentes, mas podem ser de caráter geográfico, funcional e decisório, sendo este último também denominado departamentalização.
No contexto da organização do trabalho, existe um processo que se inicia com a divisão das grandes áreas da empresa/órgão público em unidades menores, especializadas. Em seguida busca-se a divisão em setores, com o fim de agrupar as atividades homogêneas que possuem uma mesma linha de ação. Os objetivos deste processo são alinhar a estrutura organizacional, facilitar a supervisão e a coordenação, buscar o equilíbrio com uma dinâmica eficiente e melhorar os resultados. Estamos falando do processo de: