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Martins e Marini (2011) denominam Central de Resultados ou Sala de Situação à unidade de monitoramento e avaliação, incumbida de coordenar os processos de monitoramento e avaliação, que exerce um controle estratégico vital. Trata-se, portanto, de um instrumento de deliberação, uma central de ação. O foco de atuação desta unidade organizacional está:

Analise os indicadores elencados por uma Instituição de Ciência e Tecnologia em Saúde para gestão do seu desempenho e as dimensões do desempenho segundo Martins e Marini (2011).



Os pares corretos de relação entre indicador e dimensão do desempenho são:

Admitindo-se o corpo teórico da Administração como um conjunto de lentes capazes de auxiliar na análise e no diagnóstico organizacional, são necessários modelos (técnicas e meios) que permitam incidências coerentes desses postulados teóricos. Nessa linha de ação, propõe-se que a análise, especialmente para fins de compreensão da dinâmica humana na organização, pode ser desenvolvida a partir de perspectivas que se interpenetram e influenciam mutuamente.

Com relação às variáveis de análise organizacional, assinale a afirmativa incorreta.
Segundo Lawuler (1996), as três principais fontes de vantagem competitiva são a tecnologia, a arquitetura organizacional e as pessoas. Assim, a sustentação de patamares crescentes de excelência somente é possível se o olhar gerencial estiver centrado nos fatores pessoais e organizacionais que afetam o desempenho obtido. O alinhamento do desempenho humano ao organizacional passa então a ser um dos principais desafios para as organizações públicas que almejam a excelência.

Avalie se para a promoção deste alinhamento pode-se afirmar que:

I – é necessário que o trabalhador saiba o que se espera dele. A definição prévia e clara de objetivos corporativos, metas de unidade e objetivos de equipe/ unidade de trabalho é fator crítico de sucesso.
II - o processo de negociação de metas com os funcionários torna-se mais compreensível quando toda a equipe participa das etapas de enquadramento estratégico e definição de objetivos da organização.
III – deve-se evitar a interferência da subjetividade nos processos avaliativos.
IV – metas de desenvolvimento individual não devem ser consideradas no processo de pactuação.
V – as condições de trabalho são elementos-chave tanto na pactuação de metas quanto na avaliação do desempenho do funcionário.

Assinale:

Segundo Martins e Marini (2010), um modelo de gestão para resultados deve ser multidimensional, ou seja, levar em conta as múltiplas dimensões do esforço (processos, recursos, estruturas, sistemas de informação e pessoas) e alinhá-las aos resultados. Levando em conta os 06 Es do Desempenho, expressos na figura abaixo, avalie as cinco afirmativas a seguir:

Fonte: Martins e Marini (2010)

I – A economicidade relaciona produtos/ serviços gerados e os recursos utilizados.
II – A efetividade refere-se aos impactos gerados pelos produtos/ serviços.
III – A execução refere-se à quantidade e à qualidade dos produtos/ serviços entregues.
IV - A eficácia refere-se à realização dos processos/ projetos/ planos, conforme estabelecidos
V – A excelência refere-se à conformidade a critérios e padrões de qualidade e excelência.

Assinale: