Filtrar


Questões por página:
O Espaço enquanto objeto de estudo da Geografia se expressa em diferentes dimensões no sentido de interpretar a dinâmica social que nele se desenvolve. Assinale a alternativa que NÃO apresenta forma(s) de análise do espaço geográfico.
O termo megacidade surgiu em meados da década de 1990, quando os especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) constataram que várias cidades estavam aumentando seus contingentes populacionais, principalmente nos países subdesenvolvidos. São consideradas megacidades, EXCETO:
A partir da década de 1970, surgiu uma nova forma de organização espacial da indústria, tanto em países desenvolvidos quanto subdesenvolvidos, os tecnopolos, também chamados de Centros de Alta Tecnologia. Trata-se de polos que concentram atividades industriais de alta tecnologia – como telecomunicações, aeroespacial, informática e biotecnologia – junto a universidades e centros de pesquisa e desenvolvimento. Os tecnopolos recebem apoio de órgãos do governo e funcionam como verdadeiros centros de produção de conhecimento e tecnologia. Alguns municípios brasileiros se caracterizam como tecnopolos, EXCETO:

Leia o texto abaixo.


Fim da década de 50. A política desenvolvimentista de Juscelino Kubitscheck começa a transformar as feições agrárias do Brasil em potência industrial. A ousadia do Plano de Metas do governo previa 50 anos de progresso em apenas cinco de mandato presidencial. O país se modernizou, ganhou indústrias e uma nova capital federal [...]. Para inserir o Nordeste brasileiro no rumo do desenvolvimento, Juscelino contou com uma convergência de forças [...]. Políticos, empresários e líderes populares [...] deram o apoio que faltava para que a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste saísse do papel. A Sudene foi criada em 1959, com sede em Recife.

Disponível em:<http://migre.me/tsQSC> . Acesso em: 5 abr.2016.


De acordo com esse texto, a aplicação desse tipo de política no Brasil tinha o objetivo de

Relacione corretamente as teorias que articulam espaço e desenvolvimento, com suas devidas interpretações, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:


1. Teoria das localidades centrais

2. Teorias dos circuitos da economia urbana

3. Teoria do desenvolvimento desigual e combinado

4. Teoria dos polos


( ) Explica a existência, nas cidades dos países subdesenvolvidos, de dois sistemas de fluxo econômico, cada um sendo um subsistema do sistema global que a cidade em si representa.

( ) Considera os núcleos de povoamento como centros dotados de funções hierarquizadas, compondo um sistema de cidades representado graficamente pela superposição de hexágonos.

( ) Os efeitos de encadeamento gerados por uma indústria motriz no interior de um centro geram economias externas (infraestrutura, proximidade dos consumidores, mão de obra e serviços especializados), que atraem outras atividades econômicas.

( ) Configura uma justaposição espacial de acumulação, na qual os superlucros são extraídos de uma diferenciação regional e internacional de níveis de riqueza econômica.


A sequência correta, de cima para baixo, é: