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A modernização conservadora, empreendida pelo Estado brasileiro a partir do golpe de 1964, baseou-se em um projeto territorial fundado no ideário da integração nacional e do Brasil potência. A integração da Amazônia foi considerada prioridade máxima por razões de acumulação e legitimação.
Entre as estratégias do governo federal para a integração da Amazônia, durante o regime militar, destaca-se um modelo de ocupação do território fundamentado no conceito de vantagens comparativas. Com a menor disponibilidade de recursos após a crise de 1973, a estratégia governamental se tornou mais seletiva, atuando não mais em uma escala macrorregional e sim sub-regional. O Estado central viu-se obrigado a escolher áreas prioritárias para investimentos, ou seja, aquelas com maior potencial de obtenção de benefícios imediatos. O modelo mostrou-se o mais adequado para a organização do território proposta pelo Estado autoritário, uma vez que os lugares privilegiados seriam capazes de interligar os circuitos nacionais e internacionais de fluxos financeiros e de mercadorias.
Adaptado de: BECKER, B. e EGLER, C. Brasil: uma nova potência regional na economia-mundo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994 e MACHADO, L. O. A fronteira agrícola na Amazônia brasileira. Revista Brasileira de Geografia, v.54, n.2, 1992: 27-56.
A estratégia descrita no texto acima foi denominada:
Um GIS (geographic information system) é um sistema computacional composto por hardware e software que permite a integração de bancos de dados alfanuméricos para o processamento de dados georreferenciados.
A nova organização espacial da produção brasileira surgiu a partir da crise econômica dos anos 80 do século passado e da crescente concorrência internacional, as quais resultam em uma dispersão espacial da produção agropecuária e industrial, a partir da expansão da fronteira agrícola, da reestruturação de antigas regiões produtivas agrícolas e pela desconcentração da indústria paulista.
Sobre a rede de transportes do Brasil, assinale as proposições corretas:
I - O Brasil é um dos únicos países de grande extensão territorial, onde o transporte rodoviário é responsável por mais da metade das cargas transportadas e quase a totalidade dos passageiros. Isto onera o preço dos produtos e não promove a integração regional. É o “Custo Brasil”.
II - O traçado das ferrovias brasileiras indica uma preocupação governamental no sentido de promover a integração do território nacional, atingindo áreas longínquas do interior do país.
III - No Brasil, nos últimos anos, houve um investimento maciço em hidrovias, em função do Mercosul, embora, o custo do transporte fluvial supere o do transporte ferroviário.
IV - Após um longo período de estagnação e relativo abandono, o governo federal passa a adotar, com a crise do petróleo, uma política de valorização do transporte de cabotagem para vencer as grandes distâncias do país.
V - Os principais produtos transportados pelas ferrovias no Brasil são minérios, soja e café.
Estão corretas as proposições: