Filtrar


Questões por página:

“BRICS: importância crescente em termos econômicos e políticos no mundo. Os países juntos têm uma economia somada superior a US$ 18 trilhões e uma população que ultrapassa 3 bilhões de habitantes”.


Disponível em: https://www.gov.br/planalto/pt br/acompanhe-o-planalto/noticias/2019/11/brics-importancia-crescente-em-temos-economicos-e-politicos-no-mundo. Acesso em: 3 nov.2021. Adaptado.


Além do Brasil, quais são os demais países que integram o Brics:

O Brasil possui regiões geoeconômicas, também chamadas de macrorregiões econômicas ou complexos regionais, que têm características distintas devido a vários fatores, como história, desenvolvimento, população, economia. São macrorregiões do Brasil conforme a regionalização geoeconômica:
Do ponto de vista geográfico, a SUDENE norteou-se pela teoria dos polos de desenvolvimento, que dominou as discussões sobre o planejamento regional nas décadas pós-guerra. Sobre os projetos de desenvolvimento regional, é correto afirmar que:
O desenvolvimento sustentável é um conceito que busca conciliar o crescimento econômico, a equidade social e a preservação ambiental, garantindo que as gerações presentes atendam às suas necessidades sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades. Em outras palavras, o desenvolvimento sustentável busca encontrar um equilíbrio entre o progresso econômico, a justiça social e a proteção do meio ambiente.
Com relação ao que se deve considerar sobre o desenvolvimento sustentável, assinale a alternativa CORRETA:
Visualizar Questão Comentada
O processo de metropolização refere-se à concentração crescente de população, atividades econômicas, infraestrutura, serviços e influência política em áreas urbanas centrais, conhecidas como metrópoles ou regiões metropolitanas. Esse processo está associado ao crescimento e à expansão das cidades em direção a um desenvolvimento mais complexo e interconectado. A metropolização é uma manifestação do fenômeno mais amplo de urbanização, que se concentra na intensificação do crescimento e na transformação das áreas metropolitanas. A respeito das metrópoles modernas brasileiras, pode-se afirmar que: