Filtrar


Questões por página:
Segundo a filósofa Judith Butler, o gênero é performático.
“Esses atos, gestos e realizações são performativos no sentido de que a essência ou a identidade que pretendem afirmar são invenções fabricadas e preservadas mediante signos corpóreos e outros meios discursivos. O fato de que o corpo com gênero seja performativo mostra que não tem uma posição ontológica distinta dos diversos atos que conformam sua realidade”.
Adaptado de BUTLER, J. El género en disputa. El feminismo y la subversión de la identidad. Barcelona: Paidós,2007, p.266.
Com base no trecho, analise as afirmativas a seguir a respeito do conceito de “performatividade de gênero” e assinale F para a falsa e V para a verdadeira.
( ) Questiona a suposição de existir uma essência para os gêneros e refuta a adoção de modelos substancialistas de identidade. ( ) Sustenta a edificação do gênero mediante a repetição de atos regulados por uma normatividade que pressupõe uma continuidade entre gênero, sexo e desejo. ( ) Afirma que homens e mulheres se comportam de modo específico em função de sua natureza masculina e feminina, para marcar a própria subjetividade por gestos, falas e comportamentos.
Assinale a opção que indica a sequência correta, na ordem apresentada.
“Aprendemos que inscrever as mulheres na história implica necessariamente a redefinição e o alargamento das noções tradicionais do que é historicamente importante, para incluir tanto a experiência pessoal e subjetiva quanto as atividades públicas e políticas. Não é exagerado dizer que tal metodologia implica não só em uma nova história das mulheres, mas em uma nova história que se pergunte: Como é que o gênero funciona nas relações sociais humanas? Como é que o gênero dá um sentido à organização e à percepção do conhecimento histórico?”.
Adaptado de GORDON Ann D.; BUHLE Mari Jo; e SHROM Nancy Dye, “The Problem of Women’s History”, Urbanna,11, p.89.
Com base no trecho, assinale a afirmativa correta a respeito da contribuição teórico-metodológica dos estudos de gênero para as ciências sociais.
Caitlyn Jenner na capa da revista Vanity Fair após assumir sua identidade feminina (2015).
39.png (389×242)
Algumas pessoas não se identificam com o sexo com o qual nasceram, como no caso da cartunista Laerte e da ex-atleta Caitlyn Jenner, por exemplo. Para abordar sociologicamente este fenômeno, é necessário conhecer os conceitos básicos que envolvem o debate sobre gênero.
Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente um dos conceitos envolvidos no debate sobre identidade de gênero.
Os pensadores Florestan Fernandes, Fernando Henrique Cardoso e Octavio Ianni tiveram como tema central em suas pesquisas de pós-graduação:
“Por muito tempo, relacionou-se o problema da pobreza, desigualdade e exclusão social ao crescimento econômico. Acreditava-se que à medida que houvesse crescimento das taxas, automaticamente, haveria distribuição da riqueza e da renda. Com o passar do tempo, todavia, a história mostra que a suposição não é verdadeira, posto que, mesmo em países com grande taxa de desenvolvimento, nos quais há setores que têm uma excelente qualidade de vida, ainda se encontram os velhos problemas de pobreza, desigualdade e baixa perspectiva de mobilidade social.” (Disponível em: https://www.portalaz.com.br/blog/ajuspi/410790/pobreza-desigualdade-exclusao-e-cidadania.)
Tendo em vista os conceitos de pobreza, desigualdade social, exclusão social e cidadania, analise as afirmativas a seguir.
I. A pobreza é uma condição de indivíduos ou grupos, os quais se encontram privados de meios adequados de subsistência. II. A pobreza está diretamente ligada à falta de acesso aos direitos básicos assegurados ao cidadão. III. A desigualdade relaciona-se apenas às questões econômicas; é característica de países em situação de pobreza e miséria. IV. A exclusão diz respeito, entre outros fatores, ao indivíduo ou grupo à margem de todo e qualquer projeto social. V. A cidadania relaciona-se com a garantia de acesso a bens e serviços públicos, bem como aos direitos assegurados.
Estão corretas as afirmativas