Filtrar


Questões por página:
Dentre as medidas educativas básicas para cuidar do pé diabético, é adequada a seguinte orientação.
O diabetes mellitus tipo 1 (DM1) se caracteriza pela destruição das células beta-pancreáticas, determinando deficiência na secreção de insulina, o que torna essencial o uso deste hormônio como tratamento para prevenir cetoacidose; coma; eventos micro e macrovasculares; e, morte. O diagnóstico de DM1 é, geralmente, realizado em pacientes jovens (crianças, adolescentes e mesmo adultos jovens) com sinais e sintomas de hiperglicemia grave, tais como: poliúria; polidipsia; polifagia; noctúria; e,
“O Hiperdia, criado através da Portaria nº 371/2002, é parte integrante do Plano Nacional de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial (HA) e diabetes mellitus (DM), para realizar ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e controle dos pacientes com tais patologias. O sistema Hiperdia captura diversas informações relativas ao cadastro e acompanhamento dos pacientes, dados clínicos, fatores de risco e doenças concomitantes, presença de complicações e tratamento. Uma das informações registradas pelo sistema é o sedentarismo; pelo programa é classificado como sedentário quem realiza menos de ______ minutos de exercício, _______ vezes por semana e não faz esforço físico pesado em casa ou no trabalho (como: faxina, lavagem manual de roupas, carregar carga pesada, etc.).” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Segundo o Manual do pé diabético do Ministério da Saúde (2016), a medida de maior impacto para a saúde da pessoa com Diabetes Mellitus (DM) é:
O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizado por níveis aumentados de glicose no sangue, em decorrência de defeitos na secreção ou na ação da insulina, ou em ambas. Após a ingestão de uma refeição, a secreção de insulina aumenta e induz o movimento da glicose do sangue para o músculo, o fígado e as células adiposas. Nas células, a insulina exerce as seguintes funções, EXCETO: