Filtrar


Questões por página:
Qual tipo de tomada radiográfica deve ser realizada com o objetivo de detectar lesões de cárie coronárias e examinar condições clínicas das cristas ósseas interdentais?
A cárie dentária é uma doença infecciosa que progride de forma lenta na maioria dos indivíduos. Raramente é autolimitante e, na ausência de tratamento, progride até destruir totalmente a estrutura dentária. Quais os fatores etiológicos da cárie dentária?
Assinale V para os itens que constituem verdadeiros fatores etiológicos da cárie dentária e F para os falsos.

( ) Fator determinante hospedeiro.
( ) Fator determinante micro-organismo.
( ) Fator determinante dieta.
( ) Fator determinante tempo.
( ) Fatores modificadores.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando os itens de cima para baixo:
Em relação à cárie dentária, que apresenta alta prevalência e incidência, verificar o seu risco atual e futuro são atitudes importantes para o profissional que trata o paciente e não apenas as lesões individuais. De acordo com o enunciado, podemos afirmar que:
A mínima intervenção, filosofia de trabalho que incorpora o conceito de máxima preservação das estruturas dentais sadias, é o melhor caminho, em longo prazo, para preservar a saúde oral em uma população que está envelhecendo. Além disso, para se atuar preventivamente com eficácia, deve-se lançar mão de exames da cavidade oral. A partir dessas informações, julgue o item que se segue.
A finalidade exclusiva das radiografias interproximais é estabelecer um diagnóstico específico de possíveis lesões de cárie na porção oclusal dos elementos dentários.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cárie é uma doença desigualmente distribuída, com considerável ônus econômico e impacto na qualidade de vida, e que causa dor, perda dentária, absenteísmo no trabalho e na escola, afetando o desempenho diário e a estabilidade emocional dos indivíduos. A respeito desse assunto, julgue o item seguinte.


A atividade da lesão cariosa pode ser classificada de acordo com as características da superfície do dente: em se tratando de cárie ativa, normalmente aparece mudança esbranquiçada ou amarelada com perda de brilho do dente, e a textura, geralmente, parece amolecida ao sondar.