Filtrar


Questões por página:
Apesar do exame radiográfico ser o principal exame complementar utilizado no diagnóstico das lesões cariosas, este apresenta algumas limitações, principalmente, devido à sobreposição, exceto:
Visualizar Questão Comentada

Sobre a cárie em dentina, com a progressão da lesão e o surgimento da cavidade no esmalte, ocorre a formação de quatro zonas distintas, a partir da cavidade, em direção à polpa: Analise as assertivas a seguir referente a essas zonas distintas.


I- Zona de destruição e necrose tecidual : a qual não possui capacidade regeneradora, uma vez que o tecido está decomposto por ácidos e enzimas proteolíticas.

II-Zona de invasão bacteriana : há destruição dos odontoblastos, sem a produção de esclerose tubular, e possui capacidade de regeneração.

III- Zona de desmineralização : resultante dos ácidos produzidos pelo biofilme, mas possui capacidade de reação por meio da esclerose tubular.

IV- Zona de reação esclerótica : dentina reparadora estimulada pela lesão de cárie, produzida na parede pulpar de forma reacional, pelos odontoblastos, na tentativa de bloqueio de evolução da lesão; caracterizada pela mineralização do espaço peritubular e pela calcificação do processo odontoblástico).


Estão CORRETAS as assertivas:

Visualizar Questão Comentada
O esmalte dentário é o tecido mais resistente e mineralizado do organismo humano. A cárie dentária é caracterizada como uma doença crônica e multifatorial, que apresenta um desequilíbrio entre a desmineralização e a remineralização dos tecidos mineralizados do dente. O principal agente etiológico da cárie dentária é o:
Durante uma consulta odontológica de rotina, um paciente de 35 anos apresenta uma lesão cariosa em uma superfície oclusal do segundo molar superior esquerdo. Ao realizar o exame clínico, você observa uma lesão com coloração marrom-escura e aspecto brilhante. Diante dessa situação, qual é a conduta mais simples para determinar se a cárie está ativa ou inativa?
Visualizar Questão Comentada
A mancha branca é a fase da lesão de cárie incipiente no esmalte, já visível clinicamente. Costuma incidir em superfícies lisas (próximas da margem gengival) e em superfícies com fissuras. Aparece como área esbranquiçada opaca, de superfície rugosa. Estas características são consequência da remoção sub-superficial de minerais, que ocasionam microvazios com capacidade de espalhar a luz. Qual das seguintes afirmações sobre a progressão da lesão é verdadeira?
Visualizar Questão Comentada