Filtrar


Questões por página:

Em fevereiro de 2015, a International Caries Consensus Collaboration (ICCC), um grupo de especialistas em cariologia de 12 países, reuniu-se em Leuven, na Bélgica, para discutir questões de relevância para pesquisadores de cariologia, educadores dentais e a comunidade de odontologia clínica. O objetivo foi chegar a um consenso quanto às recomendações para o manejo de lesões cariosas e à terminologia em torno desse manejo, com base nas melhores evidências científicas atuais, por meio de discussão e consulta.

Acerca do manejo de lesões cariosas e da respectiva terminologia, assinale a alternativa correta.

Certo paciente de 35 anos de idade foi encaminhado à clínica odontológica com queixa de dor e inchaço na região inferior direita da face. Após anamnese e exame físico, foi identificada uma lesão na região apical do dente 46, com presença de bolsa periodontal associada. Na anamnese, o paciente relatou ser portador de doença periodontal, diagnosticada há três anos, em tratamento, informando também que o respectivo dente começou a doer espontaneamente há cerca de cinco dias, juntamente com o inchaço na região. No exame físico, não foi verificada lesão de cárie extensa. O exame radiográfico apresentou imagem sugestiva de lesão de cárie coronária com comprometimento pulpar e lesão apical. O dente possuía bolsa periodontal em duas faces, de cerca de 9 mm.

Nesse caso clínico hipotético, o diagnóstico é lesão

O diagnóstico da doença cárie é um fator essencial para a elaboração de um plano de tratamento em que a decisão terapêutica se torna importante para evitar intervenções desnecessárias. Desta forma, assinale a alternativa correta.
O termo cárie é usado para designar os resultados de uma dissolução química da estrutura dentária causada por eventos metabólicos, ocorrendo no biofilme que cobre a área afetada. Em relação às cáries da superfície radicular, assinale a afirmativa correta.

Sobre cárie dentária são feitas as seguintes afirmações:

I – A cárie é considerada uma doença isolada não-degenerativa, seu principal agente etiológico é o Streptococcus mutans;

II – Para o tratamento, a cárie precisa ser retirada, para isso o dentista remove o tecido cariado preenchendo a cavidade com uma resina composta ou algum material como o amálgama de prata, o dente cariado pode ser perdido se não tratado a tempo;

III – Os doces possuem grandes quantidades de carboidrato e são os principais alimentos que ajudam no aumento da cárie.

Quais afirmativas acima estão corretas?