Filtrar


Questões por página:
Considere este objetivo: “participar das práticas corporais de movimento, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando o nível de conhecimento, as habilidades físicas e os limites de desempenho pessoais e dos outros”.
Incluído no elenco de objetivos para educação propostos por Zabala (1998) e Coll et al. (2000) e aplicada por Darido (2004) na educação física, este objetivo pertence à dimensão
Gentile (2000) apresentou um modelo alternativo para o aprendizado de uma nova habilidade de movimento e, desta então, tem-se expandido esse modelo, a partir da perspectiva dos objetivos gerais do aprendiz. O modelo de estágios proposto se organiza em
Em situações práticas de ensino e orientação técnica, a abordagem do corpo inteiro pode ser usada mais fácil e prontamente para avaliar o desenvolvimento das habilidades motoras de crianças. Os estágios do corpo inteiro foram desenvolvidos de acordo com os princípios centrais da teoria dos estágios (Roberton,1978). Um desses princípios considera que
O estágio do desenvolvimento cognitivo estabelecido por Piaget ocorre ao longo dos processos conhecidos como adaptação e acomodação. O evento definidor em que ocorre a assimilação avançada pelo o uso da atividade física na execução dos processos cognitivo pertence ao estágio
São as premissas gerais, ou seja, o ponto de partida do processo pedagógico que, além de representarem as exigências da sociedade em relação à escola, ao ensino e aos alunos, ao mesmo tempo refletem as opções políticas e pedagógicas dos agentes educativos em face das contradições sociais existentes.
As informações do texto lido dizem respeito, sobretudo,