Filtrar


Questões por página:
Mulher de 38 anos de idade, que vive em uma cidade tranquila com seu marido e uma filha de 15 anos. Ela tem 1,59 metro de estatura e pesa atualmente 76 quilos. Nos últimos 3 anos, ela ganhou 6,40 kg. Em uma recente campanha de saúde em sua cidade, seus exames de glicose e pressão sanguínea revelaram índices mais elevados do que o ano passado, mas ainda dentro de uma faixa positiva. Ela possui histórico familiar de doenças cardíacas e diabetes melito e reconhece que seu ganho de peso é demasiado. Por levar uma vida muito ocupada com trabalho, cuidando de casa e da família, não pratica atividade física regular e possui uma alimentação rica em carboidrato e gordura. Quais fatores desencadeantes de doenças, devido ao estilo de vida, são mais prováveis de serem identificados pelo nutricionista nesse caso?
Homem de 35 anos de idade e 1,76 m de altura foi diagnosticado como positivo para síndrome da imunodeficiência adquirida há 1 ano. No ano anterior, seu peso diminuiu gradualmente de um peso usual de 79 kg para o baixo peso atual de 59 kg. Suas proteínas viscerais foram depletadas e uma medida de dobra cutânea de tríceps revela um valor de gordura, que é 55% do padrão. A capacidade de ingestão oral do indivíduo diminuiu gradualmente. Ele pode tomar apenas goles de um suplemento enteral e mordidas de alimento. Qual é o diagnóstico?
Uma mulher de 63 anos de idade entrou em contato com você para realizar uma consulta nutricional. Tem diagnóstico de Diabetes melito há 10 anos e de hipertensão arterial sistêmica. Mede 1,72 m de estatura e pesa 92 kg. Atualmente, utiliza diuréticos. A paciente relata que faz inúmeras refeições durante todo o dia e às vezes à noite, após ter ido se deitar. Qual é o diagnóstico nutricional?

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) O consumo alimentar excessivo também apresenta problemas que se manifestam como obesidade, diabetes, doença cardíaca aterosclerótica, hipertensão arterial e síndrome metabólica.

( ) A obesidade está associada a uma inflamação de alto grau, altas concentrações de marcadores inflamatórios (como proteína C- reativa) e citocinas pró-inflamatórias.

( ) Avaliar o paciente obeso doente representa um desafio ainda maior. As ferramentas de rastreio que identificam um indivíduo como estando em risco somente quando está subnutrido podem classificar o paciente obeso doente como de baixo risco e com menos probabilidade de ser identificado como tendo maior potencial de morbidade.

Como pode ser determinado o Índice Glicêmico (IG) de uma refeição mista?