Filtrar


Questões por página:
Questão DESATUALIZADA
Indique I para a condição de Marasmo e II para Kwashiokor.
( )Resultado extremo de adaptação à baixa ingestão ou à fome. ( )Deficiência de energia que é mais prevalente antes de um ano de idade. ( )Ocorre com maior frequência após os 18 meses de idade. ( )Uma perda grande de gordura subcutânea e também de tecido muscular é observada em indivíduos com essa patologia.
A Cirurgia Bariátrica tem sido considerada uma ferramenta mais eficaz na redução da obesidade mórbida, no entanto, pode promover extensas alterações no trato gastrointestinal e aumenta o risco de deficiências nutricionais, é correto dizer, EXCETO em:
As dietas modificadas são caracterizadas por apresentarem em sua composição acréscimo ou diminuição de algum componente, porém sem alteração na proporção de macronutrientes, podendo ser associados às dietas de rotina; são elas: hipossódica; laxativa; obstipante; hipocalêmica; e com restrição hídrica. Considerando um paciente que recebeu indicação de dieta hipocalêmica, trata-se de um alimento cujo consumo deverá ser EVITADO:
Visualizar Questão Comentada
A Insuficiência Cardíaca (IC) constitui um problema clínico de importância considerável, decorrente da gravidade de suas manifestações e da sua prevalência, sendo a terceira causa de internação hospitalar e a primeira por motivo cardiovascular. A terapia dietética deve ser introduzida o mais precocemente possível e tem como principais objetivos fornecer energia e nutrientes necessários para minimizar a perda de peso; recuperar o estado nutricional; e evitar sobrecarga cardíaca. Sobre a conduta nutricional para casos de insuficiência cardíaca, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve-se dar preferência a gorduras mono e polinsaturadas e restringir a quantidade de colesterol dietético. A quantidade de gordura da dieta deve ser de no máximo vinte por cento do valor energético total.
II. A determinação do teor proteico deve considerar o estado nutricional, podendo variar de normo a hiperproteica. A quantidade de proteína recomendada para pacientes com insuficiência cardíaca pode ser maior por existirem situações de hipermetabolismo e hipercatabolismo.
III. A implementação de fibras na dieta auxilia na regularização do funcionamento intestinal, evitando obstipação, pois o peristaltismo intestinal pode predispor a alterações no ritmo cardíaco e o esforço para evacuar deve ser evitado.


Está correto o que se afirma em
Maria, nutricionista, atendeu um paciente de 55 anos que reside sozinho. Ele apresentou diagnóstico de dislipidemia e excesso de peso. Relatou preferência pelo consumo de carne bovina, além de baixo consumo de frutas e hortaliças. Diante disso, Maria estimulou a diversificação, sugerindo o consumo de outros tipos de carnes. No entanto, considerando a preferência do paciente, será incluída no plano alimentar uma opção de carne bovina magra, com menor teor de gordura saturada e de fácil preparo. Considerando o caso hipotético apresentado, qual é o corte de carne bovina mais indicado para inclusão no plano alimentar desse paciente?
Visualizar Questão Comentada