Filtrar


Questões por página:
Quanto à orientação nutricional do diabetes mellitus, assinale a alternativa INCORRETA.

Sobre a conduta nutricional nas dislipidemias, analise as afirmativas.

I- O colesterol alimentar tem menor efeito sobre a colesterolemia quando comparado às gorduras saturadas, sendo estas mais aterogênicas, pois favorecem a maior entrada de colesterol nas partículas de LDL.

II- As fibras do tipo solúveis e insolúveis estão relacionadas com a redução do LDL-c, devido serem transformadas pela ação de bactérias no intestino grosso em ácidos graxos de cadeia longa, os quais inibem a síntese do colesterol.

III- Os ácidos graxos ômega-6 reduzem a trigliceridemia plasmática por diminuírem a secreção hepática de VLDL.

IV- Os ácidos predominantes em óleos vegetais como o de canola, linhaça e de peixes são os ácidos eicosapentanóicos (EPA) e docosahexanóico (DHA), responsáveis por promover a redução dos triglicérides plasmáticos, reduzir a viscosidade do sangue, provocar maior relaxamento das artérias e proporcionar efeitos antiarrítmicos.

Estão CORRETAS as afirmativas:

A respeito da conduta dietética para pacientes com insuficiência cardíaca, julgue as afirmativas abaixo, colocando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Dieta branda, hiperprotéica, normoglicídica e normolipídica.

( ) Dieta branda normoprotéica, hiperglicídica e hipolipídica.

( ) A dose diária recomendada de cálcio é de 500 a 1000mg.

( ) A dose diária recomendada de magnésio é de 50 a 75mg.

Marque a sequência CORRETA.

O consumo regular de alimentos ricos em cálcio e a manutenção do peso saudável são fatores protetores do câncer de

A Síndrome Metabólica é uma desordem complexa caracterizada por um conjunto de fatores de risco cardiovasculares diretamente relacionados ao acúmulo de gordura central e à resistência à insulina. Com o aumento do peso, ocorre o agravo do distúrbio metabólico. Para o diagnóstico da Síndrome Metabólica são necessárias pelo menos 3 condições, dentre elas,