Filtrar


Questões por página:
Em um sistema existem duas partículas que inicialmente estão se repelindo, ao aproximá-las observa-se que a energia potencial do sistema

O disco da figura a seguir é feito de uma matéria de densidade superficial 4 e espessura desprezível. Dele é retirado um polígono regular triangular:


Imagem associada para resolução da questão

Após essa retirada, a soma das coordenadas (x, y) do novo centro de massa é igual

(Considere π = 3,1 e √3 = 1,7)



Dois corpos A e B, se deslocam por uma cidade conforme a figura quadriculada a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


A relação entre as massas dos corpos é mA= 2mB e a relação entre suas velocidades é vA = 1,5 vB, os corpos colidem no ponto 0. Após a colisão, os corpos continuam seus movimentos acoplados pela região representada por

As situações apontadas nesta questão são todas referentes à energia mecânica, que pode se apresentar de duas formas: potencial e cinética. A primeira forma refere-se à energia armazenada por um corpo devido à sua posição e a segunda é a energia devido ao movimento." Analise as afirmativas e marque C para as corretas e I para as incorretas:

( ) A energia potencial gravitacional de uma carga de massa 20.000 N, que está suspensa a uma altura de 10m do solo, é de 200.000 J.
( ) A energia cinética de um automóvel que pesa 1000kg, quando ele atinge a velocidade de 72km/h, é de 200.000 J.
( ) Um corpo de massa 10kg, em queda livre, passa por um determinado ponto, a uma altura de 10m do solo, com velocidade de 8m/s. Considerando g = 10m/s 2, podemos afirmar que a energia mecânica desse corpo em relação ao solo é de 320 J.
( ) De acordo com a lei de Hooke, podemos afirmar que uma mola de constante elástica k = 400 N/m, que sofre uma compressão de 5cm, tem sua energia potencial elástica de 0,5 J.
( ) Quando um corpo se movimenta em queda livre, a energia mecânica é constante.
( ) Em queda livre, uma pedra, apesar de não ter energia cinética, tem energia potencial gravitacional em relação ao solo.

A sequência está correta em:
Uma força horizontal de 50N empurra um bloco e 2,0kg contra uma parede vertical. O coeficiente de atrito estático, entre a parede e o bloco é 0,8, e o coeficiente de atrito cinético é 0,4. Considere que g=10m/s2 e que o bloco está inicialmente em repouso. A força resultante que atua no bloco é