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Concurso:
SMED de Belo Horizonte - MG
Disciplina:
Pedagogia
A educação eficaz para os direitos humanos tem dois objetivos essenciais: aprender sobre os direitos humanos e aprender para os direitos humanos. Aprender sobre direitos humanos é um processo essencialmente cognitivo. A educação para os direitos humanos significa fazer nossos os princípios da igualdade e da dignidade humana.
MOREIRA, V.; GOMES, C. de M. (coords.) Compreender os direitos humanos: Manual de Educação para os Direitos Humanos. Coimbra: Coimbra Editora,2013.
O trecho acima distingue duas modalidades de ensinar e aprender os Direitos Humanos. Assinale a opção que identifica corretamente uma expressão do segundo caso.
Concurso:
Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA
Disciplina:
Pedagogia
O Art.29 da Convenção dos Direitos das Crianças, estabelece que os Estados Partes reconhecem que a educação da criança deve estar orientada no sentido de:
- desenvolver a personalidade, as aptidões e a capacidade mental e física da criança em todo seu potencial;
- imbuir na criança o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais, bem como aos princípios consagrados na Carta das Nações Unidas;
- imbuir na criança o respeito por seus pais, sua própria identidade cultural, seu idioma e seus valores, pelos valores nacionais do país em que reside, do país de origem, quando for o caso, e das civilizações diferentes da sua;
- preparar a criança para assumir uma vida responsável em uma sociedade livre, com espírito de entendimento, paz, tolerância, igualdade de gênero e amizade entre todos os povos, grupos étnicos, nacionais e religiosos, e populações autóctones;
- imbuir na criança o respeito pelo meio ambiente.
Fonte: https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca
O Art.29 da Convenção
- desenvolver a personalidade, as aptidões e a capacidade mental e física da criança em todo seu potencial;
- imbuir na criança o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais, bem como aos princípios consagrados na Carta das Nações Unidas;
- imbuir na criança o respeito por seus pais, sua própria identidade cultural, seu idioma e seus valores, pelos valores nacionais do país em que reside, do país de origem, quando for o caso, e das civilizações diferentes da sua;
- preparar a criança para assumir uma vida responsável em uma sociedade livre, com espírito de entendimento, paz, tolerância, igualdade de gênero e amizade entre todos os povos, grupos étnicos, nacionais e religiosos, e populações autóctones;
- imbuir na criança o respeito pelo meio ambiente.
Fonte: https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca
O Art.29 da Convenção
Concurso:
Prefeitura de Pontalina - GO
Disciplina:
Pedagogia
A Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (Resolução CNE/CP n.º 1, de 30 de maio de 2012), com finalidade de promover a educação para a mudança e a transformação social, estabelece em seu art.3º, os seguintes princípios para a educação em direitos humanos:
( ) Reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades.
( ) Direito à reparação.
( ) Participação ativa da sociedade civil.
( ) Democracia na educação.
( ) Proteção contra a violência e o discurso de ódio.
( ) Transversalidade, vivência e globalidade.
( ) Sustentabilidade socioambiental.
Assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) as assertivas, sobre os princípios para a educação em direitos humanos, a sequência correta de preenchimento dos parênteses, é:
( ) Reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades.
( ) Direito à reparação.
( ) Participação ativa da sociedade civil.
( ) Democracia na educação.
( ) Proteção contra a violência e o discurso de ódio.
( ) Transversalidade, vivência e globalidade.
( ) Sustentabilidade socioambiental.
Assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) as assertivas, sobre os princípios para a educação em direitos humanos, a sequência correta de preenchimento dos parênteses, é:
Concurso:
Prefeitura de Pontalina - GO
Disciplina:
Pedagogia
A Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (Resolução CNE/CP n.º 1, de 30 de maio de 2012), com finalidade de promover a educação para a mudança e a transformação social, estabelece em seu art.3º, os seguintes princípios para a educação em direitos humanos:
( ) Reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades.
( ) Direito à reparação.
( ) Participação ativa da sociedade civil.
( ) Democracia na educação.
( ) Proteção contra a violência e o discurso de ódio.
( ) Transversalidade, vivência e globalidade.
( ) Sustentabilidade socioambiental.
Assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) as assertivas, sobre os princípios para a educação em direitos humanos, a sequência correta de preenchimento dos parênteses, é:
( ) Reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades.
( ) Direito à reparação.
( ) Participação ativa da sociedade civil.
( ) Democracia na educação.
( ) Proteção contra a violência e o discurso de ódio.
( ) Transversalidade, vivência e globalidade.
( ) Sustentabilidade socioambiental.
Assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) as assertivas, sobre os princípios para a educação em direitos humanos, a sequência correta de preenchimento dos parênteses, é:
Concurso:
Prefeitura de Linhares - ES
Disciplina:
Pedagogia
O propósito da presente Convenção das Pessoas com Deficiência é promover, proteger e assegurar o exercício pleno e equitativo de todos os direitos humanos, além de garantir também as (os):