Questões de Concurso
Filtrar
81 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 17
Questões por página:
Julgue o item a seguir, a respeito do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH).
A educação em direitos humanos prevê a apreensão de conhecimentos dessa área, articulando-os, inclusive, a contextos internacionais.
Julgue o item a seguir, a respeito do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH).
O PNEDH prevê garantia de manutenção do Estado de direito.
Julgue o item a seguir, a respeito do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH).
Para construir uma cultura universal de direitos humanos, o PNEDH prevê a participação de universidades em três áreas de atuação: ensino, pesquisa e extensão.
Julgue o item a seguir, a respeito do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH).
O PNEDH prevê que sejam elegíveis espaços de conflito, a fim de que possam ser modificados pela prática da educação em direitos humanos.
I. A educação para os direitos humanos busca promover uma consciência crítica entre os alunos, ajudando-os a reconhecer as desigualdades sociais e a identificar estruturas de poder que perpetuam exclusão e discriminação. Esse modelo educativo incentiva o desenvolvimento de habilidades para agir em favor da justiça social e da equidade, promovendo o respeito pelos direitos de todos e a transformação das comunidades em espaços de cidadania ativa.
II. A inclusão de questões de gênero, raça, etnia e orientação sexual no currículo escolar é uma prática que pode fragmentar a unidade escolar ao focar nas diferenças entre os alunos. Para garantir uma educação mais harmônica e equitativa, a educação em direitos humanos busca valorizar as semelhanças e promover um ambiente igualitário, enfatizando valores universais de respeito e convivência pacífica.
III. A abordagem de uma educação linguística voltada para os direitos humanos deve considerar a valorização das línguas minoritárias e dos dialetos regionais, pois ao preservar a diversidade linguística, fortalece-se a identidade cultural dos indivíduos e combate-se a homogeneização cultural. Essa perspectiva entende que a língua é um direito e promove a inclusão e a participação igualitária de todos os grupos no ambiente escolar, independentemente de sua origem linguística.
IV. O princípio da interculturalidade na educação para os direitos humanos propõe o respeito às diversas culturas, mas recomenda que sejam feitas adaptações para que práticas e costumes considerados incompatíveis com a cultura majoritária sejam ajustados ou limitados no ambiente escolar. Dessa forma, evita-se que essas diferenças culturais gerem conflitos, assegurando uma convivência pacífica e alinhada aos valores culturais predominantes na sociedade.
Quais estão corretas?