Filtrar


Questões por página:

Fernanda, professora do ensino fundamental, argumentou em uma reunião de planejamento curricular:


O currículo não se esgota nos componentes curriculares e nas áreas de conhecimento.”


De acordo com os fundamentos das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, assinale a opção que melhor explica o argumento utilizado pela professora.

Um conjunto novo de discursos e práticas registra, nas últimas décadas, a mudança na escolarização dos surdos, antes entendida pela oposição saúde/patologia. Entre as múltiplas contribuições que geraram essas mudanças, pode(m) ser assinalada(s):
No Ensino Fundamental e no Médio, a figura da promoção e da classificação pode ser adotada em qualquer ano, série ou outra unidade de percurso escolhida, exceto no primeiro ano do Ensino Fundamental. Essas duas figuras fundamentam-se na orientação de que a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: I. avaliação contínua e cumulativa do desempenho do estudante, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. II. possibilidade de aceleração de estudos para estudantes com atraso escolar. III. possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado. IV. caráter facultativo de apoio pedagógico destinado à recuperação contínua e concomitante de aprendizagem de estudantes com deficit de rendimento escolar. Estão corretos apenas:
mostrar texto associado
Está correto apenas o que se afirma em:
A base nacional comum na Educação Básica constitui-se de conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e gerados nas instituições produtoras do conhecimento cientifico e tecnológico; no mundo do trabalho; no desenvolvimento das linguagens; nas atividades desportivas e corporais; na produção artística; nas formas diversas de exercício da cidadania; e nos movimentos sociais. Integram a base nacional comum: