Filtrar
53 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 11
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
SMED de Belo Horizonte - MG
Disciplina:
Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 estabeleceu as diretrizes e as bases da educação nacional e, em seu Art.3º, apresentou os princípios básicos sobre os quais o ensino deve ser ministrado.
A LDB foi atualizada pela Lei Federal nº 12.796/2013, que incluiu o seguinte princípio de ensino:
A LDB foi atualizada pela Lei Federal nº 12.796/2013, que incluiu o seguinte princípio de ensino:
Concurso:
SMED de Belo Horizonte - MG
Disciplina:
Pedagogia
Em relação à promoção da igualdade étnico-racial na Educação Infantil, analise as afirmativas a seguir.
I. A vivência de práticas discriminatórias são mais deformadoras para as crianças que sofrem a discriminação do que para as crianças que discriminam.
II. Na Educação Infantil, considerando a inserção social da criança e a construção de sua identidade, estes temas devem estar presentes em algumas vivências e projetos desenvolvidos com os vários grupos de crianças.
III. Os professores e educadores devem se interrogar sobre suas concepções pessoais, refletindo sobre suas práticas e atitudes que, inconscientemente, podem manter ou fortalecer o preconceito e a discriminação racial.
Está correto o que se afirma em
Concurso:
Prefeitura de Florianópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
O currículo para a Educação Escolar Quilombola na rede de Florianópolis deve ser fundamentado em documentos da Rede que tratem da Educação para as Relações Étnico-Raciais, sendo necessário cessar com a invisibilidade das populações de origem africana.
Sabendo disso, podemos afirmar que a especificidade da Educação Escolar Quilombola se constitui em:
Sabendo disso, podemos afirmar que a especificidade da Educação Escolar Quilombola se constitui em:
Concurso:
Prefeitura de Florianópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
A educação das relações étnico-raciais deve ocorrer de maneira _________ no currículo escolar, sendo abordada em várias ________ e atividades. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana orientam a prática ________ para combater o racismo e promover a valorização da diversidade.
Assinale a alternativa que corresponda correta e respectivamente as lacunas.
Assinale a alternativa que corresponda correta e respectivamente as lacunas.
Concurso:
Prefeitura de Florianópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
Sobre a educação das relações étnico-raciais na educação básica, analise as afirmativas a seguir e, assinale F (falsa) V (verdadeira).
( ) A educação das relações étnico-raciais é fundamentada na promoção da igualdade, no respeito à diversidade e na valorização da história e cultura dos diferentes grupos étnico-raciais;
( ) O ensino da cultura africana e afro-brasileira, conforme a legislação brasileira, é uma recomendação opcional para escolas públicas e privadas, podendo ser adotado conforme o interesse da instituição;
( ) A Lei 10.639/03, que alterou a LDB, determina a inclusão do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo da educação básica em todo o território nacional;
( ) A abordagem de temas sobre as relações étnico-raciais é exclusiva da disciplina de História, pois se concentra na compreensão do passado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) A educação das relações étnico-raciais é fundamentada na promoção da igualdade, no respeito à diversidade e na valorização da história e cultura dos diferentes grupos étnico-raciais;
( ) O ensino da cultura africana e afro-brasileira, conforme a legislação brasileira, é uma recomendação opcional para escolas públicas e privadas, podendo ser adotado conforme o interesse da instituição;
( ) A Lei 10.639/03, que alterou a LDB, determina a inclusão do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo da educação básica em todo o território nacional;
( ) A abordagem de temas sobre as relações étnico-raciais é exclusiva da disciplina de História, pois se concentra na compreensão do passado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.