Filtrar


Questões por página:
O currículo para a Educação Escolar Quilombola na rede de Florianópolis deve ser fundamentado em documentos da Rede que tratem da Educação para as Relações Étnico-Raciais, sendo necessário cessar com a invisibilidade das populações de origem africana.
Sabendo disso, podemos afirmar que a especificidade da Educação Escolar Quilombola se constitui em:
A educação das relações étnico-raciais deve ocorrer de maneira _________ no currículo escolar, sendo abordada em várias ________ e atividades. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana orientam a prática ________ para combater o racismo e promover a valorização da diversidade.

Assinale a alternativa que corresponda correta e respectivamente as lacunas.
Sobre a educação das relações étnico-raciais na educação básica, analise as afirmativas a seguir e, assinale F (falsa) V (verdadeira).

( ) A educação das relações étnico-raciais é fundamentada na promoção da igualdade, no respeito à diversidade e na valorização da história e cultura dos diferentes grupos étnico-raciais;
( ) O ensino da cultura africana e afro-brasileira, conforme a legislação brasileira, é uma recomendação opcional para escolas públicas e privadas, podendo ser adotado conforme o interesse da instituição;
( ) A Lei 10.639/03, que alterou a LDB, determina a inclusão do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo da educação básica em todo o território nacional;
( ) A abordagem de temas sobre as relações étnico-raciais é exclusiva da disciplina de História, pois se concentra na compreensão do passado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
De acordo com o texto das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, é possível afirmar que se faz papel do professor:
De acordo com o texto das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, é possível afirmar que se faz papel do professor: