Filtrar


Questões por página:
A quetiapina é um medicamento versátil que pode apresentar eficácia em diferentes doses, para diferentes objetivos terapêuticos. Nesse sentido, qual seria a dose indicada do medicamento para tratamento de sintomas de depressão em um paciente com transtorno bipolar? 
De acordo com a literatura psiquiátrica sobre o tratamento de transtornos do humor, ao se considerar as diferentes opções de tratamento (farmacológico ou psicoterapêutico), qual é a abordagem mais indicada? Assinale a alternativa correta:

Um paciente de 28 anos é levado ao serviço de emergência pela família. Eles relatam que há cerca de uma semana ele apresenta humor eufórico, fala mais do que o habitual, tem necessidade de sono muito reduzida, sentindo-se descansado com apenas três horas de sono, e se envolveu em projetos grandiosos e irrealistas, como a fundação de uma empresa multinacional sem qualquer planejamento ou recurso. Ele também relata ouvir vozes que lhe dizem ser a reencarnação de Jesus e que está destinado a salvar a humanidade. Durante a entrevista, o paciente demonstra fuga de ideias e uma autoestima inflada, afirmando ter habilidades extraordinárias. Ao fim da entrevista, precisou de contenção mecânica ao tentar agredir um enfermeiro. Esse quadro representa a primeira vez que o paciente apresenta tais alterações de comportamento.


Considerando o quadro clínico descrito, assinale a alternativa que apresenta a principal hipótese diagnóstica:

Além dos desequilíbrios nos sistemas de neurotransmissores e das alterações no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HHA), evidências também apontam para processos inflamatórios, disfunções mitocondriais e alterações epigenéticas como fatores contribuintes na fisiopatologia do Transtorno Depressivo Maior.

Da parte genética, embora a expressão de genes tenha alterações, este transtorno não é causado por uma alteração cromossômica numérica, como no caso de 
Paciente mulher, 28 anos, recentemente diagnosticada com transtorno bipolar do humor, iniciou tratamento com monoterapia de valproato de sódio.

Considerando que a paciente relata vida sexual ativa sem uso de medidas de anticoncepção, o motivo pelo qual será necessário substituir o medicamento se deve