Filtrar


Questões por página:
Paciente em uso de escitalopram devido a quadro de transtorno depressivo maior com boa resposta terapêutica; porém, com queixa de libido reduzida após introdução da medicação. Já apresentou convulsão febril na infância. Diante de uma troca, qual a medicação mais indicada para o quadro?
Paciente, sexo masculino,29 anos, apresenta quadro de TAB tipo II; episódio atual de depressão com características mistas. Em uso atual de lítio com litemia dentro do nível terapêutico. Considerando o caso clínico hipotético, qual medicação devese evitar?
Isabela, uma adolescente de 14 anos, foi recentemente diagnosticada com diabetes tipo 1. Desde o diagnóstico, ela tem apresentado sinais de depressão, incluindo perda de interesse em atividades que antes gostava, dificuldade de concentração, e alterações significativas no padrão de sono. Isabela expressa sentimentos frequentes de desesperança em relação ao futuro e irritabilidade. Seus pais notaram uma mudança na alimentação, com Isabela às vezes omitindo suas doses de insulina propositadamente. A equipe de saúde observou a dificuldade de Isabela em aceitar sua condição e aderir ao tratamento proposto.
Indique qual é o diagnóstico mais provável para Isabela, considerando a integração de sua condição médica sistêmica com sua saúde mental:
Amanda,17 anos, apresenta uma perda de peso significativa nos últimos seis meses. Ela expressa um intenso medo de ganhar peso, mesmo estando abaixo do peso ideal para sua altura. Amanda admite restringir severamente sua ingestão calórica e tem uma percepção distorcida de seu corpo, vendo-se como "sempre gorda".
É o diagnóstico mais provável para Amanda:
mostrar texto associado
Com base na vinheta clínica apresentada, determine qual comorbidade deve ser considerada durante a avaliação diagnóstica de Murtha, dada a complexidade de seus sintomas: