Filtrar


Questões por página:
Litíase renal é caracterizada pela formação de cálculos no trato urinário, sendo um fenômeno multifatorial que resulta da saturação urinária, nucleação de cristais, agregação, retenção e crescimento de cristais. Existem vários tipos de cálculos renais que diferem em sua composição, o tipo mais comum é oxalato de cálcio. Pequenas alterações no acúmulo de oxalato têm maior efeito sobre a cristalização de oxalato de cálcio do que grandes alterações na concentração de cálcio. Alguns alimentos contêm alto teor de oxalato e devem ser evitados pelos acometidos da litíase renal são eles:

A doença renal crônica (DRC) é uma síndrome clínica caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais. Leia atentamente as afirmativas, marque com V as verdadeiras e com F as falsas.

I. ( ) No estágio I há queda progressiva da filtração glomerular estando, normalmente, a taxa de filtração ≥ 90 mL/min/ 1,73 m2 .

II. ( ) Há três padrões de adaptação de progressão na DRC. No padrão de “regulação completa” há o aumento da concentração plasmática de uréia e creatinina.

III. ( ) A acidose metabólica, presente na fase final da DRC, decorre da redução na reabsorção de bicarbonato devido a hipercalemia, o hiperparatireoidismo e a expansão do volume extracelular.

IV. ( ) A hipertrofia ventricular é a complicação cardiovascular mais frequente e decorre de vários fatores; entre eles, da anemia e da fístula arteriovenosa.

Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.

Paciente adulto do sexo masculino, hospitalizado, diabético com quadro clínico de Insuficiência Renal Crônica em tratamento conservador, apresentando nível de potássio de 6,0 mmol/L e pressão arterial de 150/10 mmHg, deve receber orientação nutricional de dieta