Filtrar


Questões por página:
A hipertensão arterial (HA) é uma condição clínica multifatorial que pode gerar complicações graves. O profissional de enfermagem deve conhecer os parâmetros de normalidade da pressão arterial (PA) para saber avaliar seu paciente nas situações de urgências hipertensivas. De acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a HA é caracterizada quando a medida da pressão arterial se mantém com a:
Cardiotônicos são medicamentos que melhoram a eficácia do coração. Porém, seu uso pode ocasionar um efeito iatrogênico. O técnico de enfermagem pode evitar esse efeito se, antes da administração do fármaco,
O acidente vascular encefálico hemorrágico se caracteriza pela ruptura de um vaso sanguíneo no interior ou na superfície do tecido cerebral, resultando na degeneração das paredes vasculares ou microaneurismas causados pelo processo de lipo-hialinose. São causas comuns da hemorragia subaracnoide, EXCETO:
A Insuficiência Cardíaca (IC), algumas vezes designada como IC congestiva, resulta de distúrbios cardíacos estruturais ou funcionais que comprometem a capacidade de enchimento ou de ejeção de sangue dos ventrículos. A IC é uma síndrome clínica caracterizada por sinais e sintomas de sobrecarga hídrica ou perfusão tissular inadequada. Sobre a IC congestiva aguda, é correto afirmar que:
Paciente masculino,58 anos, interna na unidade de terapia intensiva com diagnóstico de síndrome coronariana aguda. Após chegar à emergência referindo dor torácica e falta de ar, ao realizar um eletrocardiograma (ECG), observou-se ausência de supradesnivelamento do segmento ST, em relação ao diagnóstico e ao resultado do ECG. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta a conduta que NÃO deverá ser prescrita no caso desse paciente.