Filtrar


Questões por página:
Em relação ao tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial, as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Hipertensão, Sociedade Brasileira de Nefrologia,2020) afirmam corretamente que
Um homem de 55 anos de idade, com hipercolesterolemia e alto risco para doença arterial coronariana, em acompanhamento no ambulatório de nutrição, apresentou nova revisão laboratorial que apontou que os objetivos para redução dos lipídeos sanguíneos não foram atingidos. As recomendações nutricionais para esse paciente serão:
A doença cardiovascular, manifestada por angina, arritmia cardíaca, insuficiência cardíaca congestiva e infarto do miocárdio, representa a maior causa de morbidade e mortalidade na sociedade ocidental atualmente. É uma doença multifatorial com etiologia complexa, cujos principais fatores de risco incluem hereditariedade, gênero masculino, tabagismo, pressão sanguínea elevada, obesidade e sedentarismo. Tais desordens são frequentemente associadas com resistência à insulina e outros distúrbios no metabolismo do carboidrato, os quais, juntos, constituem a síndrome metabólica, uma combinação de fatores de risco cardiovasculares que favorecem a doença cardiovascular. A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA.
Hipertensão arterial (HA) é condição clínica multifatorial caracterizada por elevação sustentada dos níveis pressóricos ≥140 e/ou 90mmHg. Frequentemente se associa a distúrbios metabólicos, alterações funcionais e/ou estruturais de órgãos-alvo, sendo agravada pela presença de outros fatores de risco (FR). De acordo com o assunto, analise as assertivas e assinale a alternativa correta. I. São fatores de risco para Hipertensão Arterial (HA): Idade (envelhecimento), sexo e etnia (sendo maior entre mulheres e pessoas de raça negra/cor preta), excesso de peso e obesidade, ingestão excessiva de sódio, consumo crônico e elevado de bebidas alcoólicas, sedentarismo, fatores socioeconômicos e genética. II. A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) enfatiza o consumo de frutas, hortaliças e laticínios com baixo teor de gordura; inclui a ingestão de cereais integrais, frango, peixe e frutas oleaginosas; preconiza a redução da ingestão de carne vermelha, doces e bebidas com açúcar. Ela é rica em potássio, cálcio, magnésio e fibras, e contém quantidades reduzidas de colesterol, gordura total e saturada. A adoção desse padrão alimentar reduz a pressão arterial. III. Estudos comprovam que para cada 5% de perda ponderal de peso corporal há a diminuição de 20 a 30% da pressão arterial. IV. Estudos recentes sugerem que o consumo de café em doses habituais está associado com maior incidência de hipertensão arterial e com elevação da pressão arterial.
Sobre as estratégias não medicamentosas para o controle da hipertensão arterial, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A substituição de sal refinado por outro tipo de sal, como sal grosso, sal marinho e sal rosa, é o método mais efetivo para controle do consumo de sódio. ( ) A dieta tipo DASH e semelhantes, que incluem aumento no consumo de frutas, hortaliças, laticínios com baixo teor de gordura e cereais integrais, entre outros, não estão associadas com a redução da pressão arterial. ( ) O uso de temperos naturais contribui para redução do uso de sal porque realça o sabor dos alimentos, consequentemente contribui para a redução do consumo de sódio. ( ) A ingestão de café a longo prazo não tem sido associada à maior incidência de hipertensão arterial, porém a ingestão dessa bebida não deve exceder 200 mg de cafeína por dia.
Assinale a sequência correta.