Filtrar


Questões por página:
O Ministério da Saúde elaborou o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, para promover o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas para a prevenção e o controle das DCNT e seus fatores de risco. Fazem parte das ações estratégicas para o período de 2021-2030, EXCETO:
A Alimentação Cardioprotetora aborda as recomendações específicas para portadores de doenças crônicas associadas à alimentação, classificando os alimentos em grupos nas cores da bandeira brasileira, ou seja, verde (devem ser a base da alimentação), amarelo (consumir com moderação) e azul (consumir em pequenas quantidades), enquanto o grupo vermelho não é recomendado, por trazer consequências negativas para a saúde.
Marque a alternativa que corresponde aos alimentos que compõem o grupo de cardioprotetores:
Achados na literatura definem que se aceita como ‘perda de peso prolongada’ a manutenção de perda de 5 a 10% do peso original por um ou mais anos, indicando que a perda de peso está associada à melhora nos principais fatores de risco e nas comorbidades, conforme demonstram os resultados a seguir:
I - Redução de risco cardiovascular. II - Redução do risco de desenvolver diabetes tipo 2 de 30 a 60%. III - Redução de 70% na incidência de diabetes tipo 2 em pessoas com pré-diabetes. IV - Redução da HbA1c de 0.6 a 1.0% e necessidade reduzida de medicação para diabetes. V - Associações negativas entre perda de peso e câncer de pulmão, pancreático, linfoma não Hodgkin, ovário, mieloma e trato renal. VI - Redução de aproximadamente 5 mg/dL no LDL-C. VII - Aumento de 5mg/dL no colesterol HDL e redução de 40mg/dL nos triglicerídeos. VIII - Melhorias significativas nos componentes da síndrome metabólica: circunferência da cintura, pressão arterial sistólica e diastólica, triglicerídeos e glicemia de jejum.
Marque a alternativa CORRETA:
Entre os padrões alimentares, destacam-se a dieta do Mediterrâneo e a dieta DASH (Dietary Approach to Stop Hypertension), as quais mostram-se eficientes tanto na prevenção como no tratamento da obesidade, Diabetes Mellitus tipo 2 e doenças cardiovasculares. A Dieta DASH é caracterizada por um padrão alimentar
As doenças cardiovasculares continuam sendo as principais causas de morte em muitos países. É considerado um importante fator de risco para as doenças cardiovasculares: