Filtrar


Questões por página:
O controle da hipertensão por meio de estratégias dietéticas específicas tem como objetivo promover a adoção de hábitos alimentares saudáveis e duradouros. Nesse sentido, as recomendações para pacientes hipertensos incluem todas as seguintes, exceto:
Considere os seguintes quadros clínicos.

I - Diabetes melito

II - Doenças cardiovasculares

III- Doenças respiratórias crônicas

O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil (2021-2030) prevê estimular e apoiar a implementação de medidas setoriais voltadas à alimentação saudável como ações estratégicas de promoção da saúde para enfrentamento de quais desses quadros?
Visualizar Questão Comentada
Conhecer e avaliar os fatores de risco é essencial para a condução da efetiva prevenção e/ou tratamento das doenças cardiovasculares (DCV). E as dislipidemias são fatores de risco modificáveis para a doença arterial coronariana, ou seja, são passíveis de intervenção. Levando em consideração a dietoterapia das doenças cardiovasculares, assinale a alternativa CORRETA.
Visualizar Questão Comentada
O consumo excessivo de sódio é um dos principais fatores de risco modificáveis para a prevenção e o controle da hipertensão arterial e das doenças crônicas não transmissíveis. A sua restrição tem mostrado um efeito redutor da pressão arterial. Recomenda-se que a ingestão de sódio seja limitada a aproximadamente 2 g/dia, equivalente a cerca de:

Julgue o item que se segue, acerca de hábitos alimentares, consumo alimentar e tratamento dietoterápico.


Estudos recentes reforçam que o consumo de leite e derivados, em especial os fermentados, apresentam efeitos benéficos à saúde, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares e de diabetes melito tipo 2 em adultos.

Visualizar Questão Comentada