Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Com referência a esse caso clínico, julgue o item que segue.


A paciente em apreço preenche os critérios clínicos e laboratoriais necessários para o diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico.

Visualizar Questão Comentada

A Artrite Reumatóide é uma doença inflamatória crônica, com diagnóstico baseado em manifestações clínicas, achados laboratoriais e radiológicos.


Assinale a alternativa que indica o exame laboratorial que possui a maior especificidade no diagnóstico de Artrite Reumatoide.

O Lúpus Induzido por Drogas (LID) é descrito como o desenvolvimento de sintomas semelhantes ao do lúpus eritematoso sistêmico idiopático, temporalmente relacionado à exposição a drogas, havendo, comumente, a resolução do quadro com a suspensão do medicamento desencadeante. A associação mais clássica é feita com a procainamida e a hidralazina. Qual é o anticorpo mais relacionado ao LID?

Quanto à severidade da doença, a artrite reumatoide costuma ser dividida em:

I – leve: paciente com 6 a 20 articulações acometidas, comumente a doença é restrita a articulações, elevação de reatores de fase aguda, positividade do fator reumatoide, evidência de inflamação ao estudo radiográfico;

II – moderada: paciente apresenta artralgias, em pelo menos 3 articulações com sinais de inflamação, nenhuma doença extra-articular, fator reumatoide costumeiramente negativo, elevação dos reatores de fase aguda e nenhuma evidência de erosão ou perda de cartilagem ao estudo radiográfico;

III – grave: mais de 20 articulações persistentemente acometidas, elevação dos reatores de fase aguda, anemia de doença crônica, hipoalbuminemia, fator reumatoide positivo, estudos radiográficos demonstrando erosões e perda de cartilagem e doença extra-articular.

Quais afirmativas acima estão incorretas?

Qual dos seguintes índices avalia o grau de lesões crônicas em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico?