Filtrar


Questões por página:
A doença renal do Lúpus, mais comum sob forma de glomerulonefrite, é muito frequente, podendo acometer até 80% dos pacientes em algum momento da doença. Sua identificação e manejo precoces são essenciais para diminuir o dano acumulado e risco de desfechos desfavoráveis como a Doença Renal Crônica (DRC), sendo o manejo atual direcionado ao fenótipo e gravidade do acometimento renal, e pautado em metas de controle. Em relação ao manejo da doença renal do Lúpus, assinale a alternativa incorreta.
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) compreende doença autoimune inflamatória multissistêmica, com gravidade variável, apresentando caracteristicamente um curso crônico e flutuante, alternando períodos de remissão e exacerbação, podendo acumular sequelas com o passar dos anos. Tendo em vista seu caráter debilitante, com risco de sequelas graves e mortalidade, além de comprometimento de diversos aspectos da qualidade de vida, esforços são realizados a fim de instituir tratamento adequado e de forma precoce. Em relação ao manejo do LES, assinale a alternativa incorreta.
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) compreende doença autoimune crônica, podendo acometer múltiplos órgãos e sistemas de forma bastante heterogênea, porém com padrões mais característicos, sendo muito comum o envolvimento cutâneo, renal, osteoarticular e hematológico. Em relação aos aspectos gerais do Lupus, assinale a alternativa incorreta.
Mulher de 28 anos, diagnosticada com artrite reumatoide há 6 meses, por quadro de poliartrite simétrica de metacarpofalangeanas e interfalangeanas das mãos, punhos e joelhos, associado a rigidez matinal prolongada, além de elevação de provas inflamatórias e fator reumatoide positivo (4+/4+). Foram iniciados metrotrexato e cursos de corticosteróides, com última consulta descrita como doença em atividade (DAS-28 PCR: 4,4), sendo associado sulfassalazina 2g/d. Em consulta de retorno, após 12 semanas, relata melhora parcial, com menor número de artrites ao exame físico e redução do tempo de rigidez (DAS-28 PCR: 3,4). Assinale a alternativa que apresenta o melhor manejo sequencial de acordo com as recomendações da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).
A importância da detecção, diagnóstico, e início de terapia adequada na artrite reumatoide, com metas bem definidas a serem atingidas, foi claramente estabelecida a fim de prevenir a progressão de dano articular e alcançar melhores desfechos. Sobre os fatores associados a mau prognóstico na artrite reumatoide, assinale a alternativa correta.