Filtrar


Questões por página:
Sobre a dengue, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A principal forma de transmissão da dengue ocorre pela picada de fêmeas infectadas de Aedes aegypti.

( ) A vacinação é a principal forma de prevenção da doença.

( ) Os casos suspeitos devem ser notificados.

( ) Nos períodos epidêmicos as ações de rotina (visita casa a casa, mobilização da população, mutirões de limpeza) devem ser intensificadas.

( ) Nos períodos epidêmicos deve-se incentivar a automedicação para evitar óbitos.

( ) As aplicações espaciais de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV) devem ser utilizadas somente para bloqueio de transmissão e para controle de surtos ou epidemias.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Sobre a febre amarela, assinale a alternativa INCORRETA.
O novo coronavírus (SARS-Cov-2) causador da Covid-19 se transmite principalmente de pessoa a pessoa, por gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra e por contato com superfícies ou objetos contaminados, onde o vírus pode ficar por horas ou dias, dependendo do tipo de material. Assinale a alternativa que apresenta uma informação errônea sobre estratégias de prevenção da doença:
A coluna da direita apresenta sinais e sintomas de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e a da esquerda, o nome das doenças. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.


1- Chikungunya

( ) Náusea/vômitos, exantema, mialgia/artralgia, cefaleia/dor retro-orbital, petéquias/prova do laço positiva, leucopenia.

2- Zika

( ) Febre alta de início súbito (>38,5ºC) e surgimento de intensa poliartralgia, geralmente acompanhada de dorsalgia, exantema, cefaleia, mialgia e fadiga, com duração variável.

3- Dengue

( ) Febre baixa (≤38,5ºC) ou ausente, exantema (geralmente pruriginoso e maculopapular craniocaudal) de início precoce, conjuntivite não purulenta, artralgias, edema periarticular, cefaleia, linfonodomegalia, astenia e mialgia.


Marque a sequência correta.
A esquistossomose, também conhecida popularmente como xistose, barriga d’água ou doença dos caramujos, é uma doença parasitária, diretamente relacionada ao saneamento básico precário ou inexistente, causada pelo Schistosoma mansoni.O ser humano adquire tal infecção quando entra em contato com água doce contaminada por caramujos infectados pelos vermes causadores da esquistossomose. O diagnóstico da esquistossomose é feito por meio de exames laboratoriais que consistem na coleta de