Filtrar


Questões por página:
Uma adolescente de 13 anos, portadora do HIV, procurou o posto de saúde para atualização do seu cartão vacinal. Não foi observado nenhum registro da vacina contra o HPV.
Neste caso, a adolescente deverá receber quantas doses desta vacina?
A Leishmaniose Visceral (LV) possui uma alta incidência no Brasil e uma ampla distribuição, com crescente urbanização desta doença no século XXI. As apresentações graves associadas a indivíduos desnutridos possuem letalidade considerável.
Sobre a LV na infância, analise as assertivas abaixo:

I. Leucocitose, insuficiência hepática e hemorragia conjuntival são características comuns desta doença.
II. Tipicamente, observa-se, na eletroforese de proteínas, uma hipergamaglobulinemia com hipoalbuminemia.
III. Idade inferior a 12 meses, bem como insuficiência hepática e/ou renal são contraindicações ao uso da anfotericina B lipossomal.

Podemos afirmar que
Sobre o diagnóstico e manejo da tuberculose pulmonar, está INCORRETO afirmar que
Analise as afirmações abaixo, e assinale a seguir o número de alternativas verdadeiras:

I - São características comumente encontradas no hemograma do dengue clássico: leucocitose com linfocitose relativa e plaquetopenia.
II - A vacina da febre amarela é aplicada em larga escala visando-se a imunidade cruzada com a dengue, visto que ambos são arbovírus e transmitidos pelo mesmo vetor.
III - A presença de gengivorragia, mesmo que leve, é parâmetro clínico isolado de definição de caso clínico de dengue hemorrágica.
IV - Segundo a OMS e o Ministério da Saúde do Brasil, um dos sinais precoces para definição de dengue hemorrágica é a observação, entre o 3º e 8º dia após o início da febre, de elevação do hematócrito em 20% em relação ao basal.
Visualizar Questão Comentada
Dentre as patologias citadas abaixo, uma delas apresenta erupções morbiliformes. Assinale-a:
Visualizar Questão Comentada