Filtrar


Questões por página:

Analise as afirmativas a seguir:


I. A maioria dos portadores de microfilárias não têm sintomatologia aparente, porém funcionam como fonte de infecção e, do ponto de vista epidemiológico, necessitam de atenção para evitar a dispersão da parasitose. A pessoa infectada pode transmitir microfilárias por longos períodos, devido à longevidade dos vermes adultos, em geral 4 a 8 anos, podendo ser mais.


II. Uma história clínica e um exame físico detalhados devem ser feitos em todos os pacientes em busca dos principais sinais e sintomas de Insuficiência Cardíaca (IC). No entanto, em pacientes crônicos, a detecção de sinais clínicos de congestão pode estar esmaecida ou ausente, por processos adaptativos. Assim, os sinais clínicos de congestão podem ser pouco sensíveis e também pouco específicos. Sobressaem-se, no entanto, sinais como terceira bulha e sintoma como ortopneia como mais específicos para o diagnóstico de IC.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. O diagnóstico de AIDS considera a baixa quantidade de células de defesa (CD4) presentes no sangue e/ou as manifestações clínicas que podem incluir uma ou mais doenças oportunistas, como a tuberculose disseminada, a pneumonia, as infecções recorrentes ocasionadas por fungos (na pele, boca e garganta), neurotoxoplasmose, e diarreia crônica há mais de 30 dias, entre outras.


II. O Escore OMP (olhos, mãos e pés) é um instrumento complementar de avaliação da graduação da incapacidade no paciente de hanseníase, sendo caracterizado pela soma dos graus de incapacidades atribuídos a cada segmento direito e esquerdo (olhos, mãos e pés), determinando a soma máxima que varia de 0 a 12.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. Na maioria dos pacientes com leptospirose, a hemorragia pulmonar maciça não é identificada até que uma radiografia de tórax seja realizada ou que o paciente seja submetido à intubação orotraqueal. Assim, os médicos devem manter uma suspeição para a forma pulmonar grave da leptospirose em pacientes que apresentem febre e sinais de insuficiência respiratória, independentemente da presença de hemoptise.


II. A cólica intestinal, a dor na barriga e o sangue nas fezes são sintomas da oxiurose presentes apenas em pacientes idosos ou portadores de doenças autoimunes. Em geral, a oxiurose não ocorre em crianças dos 5 aos 14 anos de idade, pois os vermes oxiúros são transmitidos pela saliva com pH elevado, o que não é comum em crianças.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os sintomas da teníase nos primeiros dias estão mais relacionados com a redução da coordenação motora, afetando inclusive o sistema muscular. Nos músculos, essa doença causa instabilidade, rigidez dos membros, anormalidade ao caminhar, contrações musculares rítmicas, dificuldade com movimentos corporais, dificuldade para caminhar, movimento corporal lento, movimentos involuntários, músculos rígidos, rigidez muscular ou andar arrastado lento.


II. Alterações do apetite, febre, dor na face e aumento do volume das glândulas salivares (tornando-se visíveis a olho nu) são os principais sintomas da teníase. O tratamento dessa doença visa ao alívio dos sintomas e a recuperação leva cerca de duas semanas. Essa infecção pode ser prevenida pela vacina tríplice viral e seus sintomas podem tornar-se mais brandos em indivíduos com uma alimentação saudável.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. A Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode também ser transmitida verticalmente, da mãe para o feto, por transfusão de sangue ou por contato direto com sangue contaminado. Se não for tratada precocemente, pode comprometer vários órgãos como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso.


II. Com relação à cognição, o paciente com ancilostomíase costuma apresentar declínio mental, dificuldade em pensar e compreender, confusão durante a noite, confusão mental, delírio, desorientação, esquecimento, invenção de coisas, dificuldade de concentração, incapacidade de fazer cálculos simples e incapacidade de reconhecer coisas comuns ou perda de memória recente.


Marque a alternativa CORRETA: