Filtrar


Questões por página:
O parasita intestinal que causa lesão de mucosa, alteração de sais biliares e exudação intestinal, levando a perda ponderal, prejuízo na absorção de nutrientes e deficiência de vitaminas A, D, E e K, é:
Homem de 74 anos apresenta quadro de 2 dias com diarreia aquosa, evoluindo com lesões cutâneas cheias de líquido há 1 dia. O histórico é positivo para doença hepática crônica de etiologia idiopática. Ele refere ter retornado recentemente de uma viagem ao litoral, onde fez pescarias, mas nega ter entrado no mar, além de ter se hospedado em um resort com piscinas. Ao exame físico: desidratado 2+/4; temperatura: 38,3 °C; pressão arterial: 88 x 52 mmHg; frequência cardíaca: 115 bpm. A hemocultura tem crescimento de: bastonetes gram-negativos curvos observados à microscopia.

A etiologia infecciosa mais provável é:
Paciente, sexo masculino,35 anos de idade, chega na UPA apresentando, há três dias, febre de 39 °C de início súbito, mialgia, cefaleia, falta de apetite e dor retro‑orbitária. Hoje, evoluiu com dor abdominal, vômitos, irritabilidade e sangramento gengival.
Considerando que o paciente apresenta provável quadro de dengue,
Visualizar Questão Comentada
Homem,42 anos de idade, portador de HIV/AIDS, com tuberculose ativa apresenta insuficiência respiratória aguda associada a lesões pulmonares difusas na radiografia de tórax.
Qual hipótese deve ser investigada no contexto de urgência?
Considere que uma criança foi atendida em ambulatório com diagnóstico de dengue.
Nesse caso, são sinais de alarme para buscar atendimento hospitalar, exceto: