Filtrar


Questões por página:
Paciente se apresenta na emergência com história de perda de peso importante (mais de 22 kg em 30 dias), diarreia crônica, náuseas e presença de placas esbranquiçadas em toda a cavidade oral, além de onicomicose em mãos e pés. A pesquisa de agentes infecciosos revela oocistos ácido-resistentes em fezes.
Qual é o diagnóstico mais provável?
Visualizar Questão Comentada
Paciente com diagnóstico de infecção pelo HIV desde 2015, sem nunca ter procurado acompanhamento médico, apresenta febre e diarreia de evolução rápida. A endoscopia revela ulcerações no cólon, e o exame histopatológico mostra inclusões citoplasmáticas e nucleares.
Qual é o agente mais provável?
Um homem de 45 anos apresenta manchas hipocrômicas com bordas bem delimitadas, perda de pelos, ausência de sudorese e diminuição da sensibilidade térmica e dolorosa nas lesões. Também relata dormência no braço direito. Durante o exame, é notado espessamento do nervo ulnar esquerdo, com queixa de formigamento frequente.
Segundo o manual do Ministério da Saúde, qual exame confirma o diagnóstico?
Visualizar Questão Comentada
Homem de 40 anos com diagnóstico de Leishmaniose Visceral apresenta febre e esplenomegalia significativa. Não possui comorbidades e exames laboratoriais estão estáveis.
Qual o tratamento de primeira linha recomendado pelo Ministério da Saúde?
Homem de 40 anos, portador de HIV, apresenta tosse produtiva, febre vespertina e perda de peso de 6 kg há 3 semanas. Relata adesão irregular ao tratamento anterior para HIV. Exames: baciloscopia positiva para BAAR, radiografia com infiltrado em lobo superior direito, CD4 de 100 células/mm³ e carga viral elevada. Quando deve iniciar terapia antirretroviral (TARV), segundo o Manual do Ministério da Saúde?