Filtrar


Questões por página:
Gestante com 39 semanas de gestação dá entrada na maternidade em trabalho de parto. O acompanhamento pré-natal, feito de modo regular, não mostrou alterações. De acordo com o protocolo, a gestante foi submetida ao teste rápido treponêmico para o diagnóstico da sífilis, com resultado reagente. Não havia lesões sugestivas de sífilis ao exame físico. O Parceiro foi testado imediatamente, com resultado não reagente. Diante deste cenário e de acordo com o PCDT (Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e Hepatites Virais,2022), qual seria a conduta mais adequada?
O TRM-TB (teste rápido molecular para diagnóstico da tuberculose) está indicado nas seguintes situações:
I. Diagnóstico de casos novos de TB pulmonar e laríngea em adultos e adolescentes. II. Diagnóstico de TB extrapulmonar nos materiais biológicos já validados. III. Triagem de resistência à rifampicina nos casos de retratamento. IV. Triagem de resistência à rifampicina nos casos com suspeita de falência.
Estão CORRETOS os itens:
São indicações de quimioprofilaxia da tuberculose, independente do PPD ou IGRA, EXCETO:
Com relação à hanseníase, é CORRETO afirmar:
Em relação à quimioprofilaxia para o controle da Tuberculose, considere as afirmativas abaixo:
I. Recém-nascidos coabitantes de caso confirmado para Tuberculose devem receber imediatamente a vacinação com BCG e iniciar a quimioproflaxia.
II. Quando a quimioprofilaxia é indicada, a droga de escolha é Isoniazida na dose de 10 mg/kg de peso ao dia, com dose máxima de 300 mg ao dia durante 4 meses.
III. O teste tuberculínico (PPD) deve ser sempre realizado na avaliação inicial do paciente HIV +, independentemente do seu estado clínico ou laboratorial (contagem de células CD4+ e carga viral), devendo ser repetido anualmente nos indivíduos não reatores.
IV. Pacientes adultos coabitantes de caso confirmado e assintomáticos devem realizar radiografia do tórax quando disponível.
São CORRETAS as afirmativas: