Filtrar


Questões por página:
A Tuberculose (TB) persiste como importante e desafiador problema no âmbito da saúde da população, contribuindo para manutenção do quadro de desigualdade e exclusão social em diversos países. É uma das enfermidades mais prevalentes entre as pessoas em situação de pobreza no mundo com elevada carga em termos de mortalidade, juntamente com o HIV/Aids e a malária (WHO,2014b). São sinais sugestivos de tuberculose ativa, EXCETO:
Mariana estava gestante com 34 semanas quando foi diagnostica com Tuberculose. Iniciou o tratamento medicamentoso imediato. Quando completou 39 semanas, entrou em trabalho de parto, dando à luz por parto vaginal.
Sabendo que há três semanas atrás, Mariana tinha realizado exame de escarro com resultado negativo, qual deve ser a orientação em relação ao aleitamento materno?
Visualizar Questão Comentada
É sabido que o Brasil é considerado endêmico para Hanseníase com muitos casos principalmente em estados da Região Norte e Centro-oeste. Em Janeiro é realizada a “Campanha Janeiro Roxo” e nesse período várias Unidades Básicas de Saúde realizam ações voltadas ao diagnóstico de hanseníase, que muitas vezes é passada despercebida em sua fase inicial.
Em relação ao diagnóstico de hanseníase, qual a interpretação mais adequada?
Em um paciente com hepatite A aguda grave, que exame deve ser monitorizado rigorosamente para estimar o prognóstico?
Homem de 45 anos com fadiga, icterícia e exames mostrando ALT elevada. Sorologias: HBsAg positivo, anti-HBc IgM positivo, anti-HBs negativo.
Qual o diagnóstico mais provável?